A Sinfonia da Morte é o primeiro livro da trilogia O Grito Vermelho escrito pelo autor brasileiro Bruno Godoi e lançado pela Novo Século. Essa obra é de horror, drama psicológico e suspense sobrenatural, com muitas histórias entrelaçadas entre si onde não podemos confiar em ninguém.
Dica: Leia a resenha escutando: Nona sinfonia de Beethoven
O Grito Vermelho - A Sinfonia da Morte Livro 01 de Bruno Godoi | Novo Século 2013 | Drama psicológico / Policial / Horror - Ficção | 320 Páginas | Skoob | Nota: 4
Através de uma narrativa envolvente e rica em detalhes, contendo boas descrições dos cenários e personagens somos inicialmente apresentados, em terceira pessoa, ao antagonista da história que é um fantasma bem assustador e inteligente já que sabe muito bem observar seu rival esperando o momento certo para atacá-lo. Mas não sabemos ao certo se ele é o culpado pelos crimes ocorridos na Mongólia que é onde tudo começa, ou não (nessa história nunca temos certeza de nada).
Maio de 1960: 12 corpos foram encontrados em uma região mística do norte da Mongólia, todos eles estavam sem a cabeça, ou melhor: tiveram o crânio estourado de dentro para fora. Entre as vítimas foram identificados um policial francês, outros estrangeiros e o restante não se sabe a nacionalidade, o que é no mínimo estranho. Para descobrir o mistério Louis Simon, um agente especial, é enviado junto a sua equipe para a região, porém lá eles descobrem que não será fácil desvendar essa charada, isso porque o assassino não deixou pista alguma.
De volta para Paris, Simon passa a contar com a ajuda de um padre exorcista chamado Anthoni Kazarras que fornece importantes e úteis pistas para o agente. Uma das pistas o levam ao Brasil, em uma cidade próxima a São Paulo, Rrio Vermelho, para onde o rapaz é designado para uma missão, podendo levar dois da sua equipe enquanto os outros se dividiriam para encontrar demais pistas.
Porém isso logo é descoberto pelo fantasma que vai direto para o Brasil onde encontra com um grupo que, a pedidos do Kazarras, começa a procurar pistas dos assassinatos na Mongólia antes do agente Simon chegar, para facilitar e adiantar o trabalho dos franceses. A partir disso somos envolvidos em um mistério onde várias coisas sobrenaturais acontecem, novos antagonistas secundários são apresentados, o governo é envolvido e os personagens têm que lutar contra seus próprios pesadelos. Na medida em que as páginas vão passando não sabemos em quem mais confiar.
Acompanhamos tudo isso através de quatro partes (momentos em referência a nona sinfonia de Beethoven) em que o livro é dividido tendo várias outras subdivisões, deixando assim a leitura mais dinâmica. Esse recurso também ajuda para a troca de personagens já que o capítulo sempre acaba em um momento de tensão e para saber o que vai acontecer temos que ler primeiro o que está acontecendo, simultaneamente, com outro personagem. Os cenários também são alternados entre França, Mongólia, Brasil, Vaticano... esses sempre bem detalhados ajudando para o mistério da narrativa.
Os personagens são muitos, o que chegou a atrapalhar um pouco a história, certos momentos somos capazes de esquecer de alguns deles ou até mesmo queremos saber o que está acontecendo, mas como são muitas situações que ocorrem em tão pouco tempo só descobrimos quando estamos depois de várias páginas. Temos a impressão de que os capítulos e os personagens não foram bem divididos, mas isso não é um problema tão grande, assim como a revisão que contém alguns erros.
Ao longo dos capítulos encontramos diversas imagens, ilustradas por Vinícius César, que nos ajuda a não somente ter melhor compreensão do que está acontecendo mas também a tentar descobrir o grande mistério do livro já que, segundo o autor, elas são pistas valiosas. Desse modo, indiretamente, somos personagens da Sinfonia da Morte.
Se você está procurando algo do gênero com uma narrativa muito bem bolada onde tudo tem um motivo, inclusive o nome dos personagens, ninguém é o que parece ser e com um enredo instigante e envolvente vale a pena dar uma chance para O Grito Vermelho - A Sinfonia da Morte.
Editora Novo Século - http://www.novoseculo.com.br/
Livro enviado de cortesia para resenha.
Todas as imagens desse post foram retiradas do site do autor.
Todas as imagens desse post foram retiradas do site do autor.
A capa é bem sinistra, mas, pela sua resenha, o livro parece ser bem legal mesmo!
ResponderExcluirAliás, adorei a resenha! ^_~
Beijos
Rafa-Eu + Livros
blogeumaislivros.blogspot.com.br
Ótima resenha. Já havia lido algumas, mas a sua foi a melhor que encontrei. Preciso ler. *-*, mas fiquei com um pé atrás no quesito de serem vários personagens. Tenho medo quando isso acontece.
ResponderExcluirbeijos
Amy,
http://il-macchiato.com
Parece ser bem legal o livro, apesar de eu não me interessar muito por esse tipo de gênero. A resenha ficou muito bacana, porque às vezes, tudo depende do livro apresentar uma boa resenha, que seja detalhada e que seja capaz de mudar a opinião das pessoas, colocando elas ou não, afim de ler o livro. A sua foi uma das que realmente fazem com que o livro, possa agradar as pessoas porque você sabe traduzir tudo o que o livro transmite e toda a essência dele, e eu acho isso muito bacana e é um dom que você tem de conseguir fazer com que o leitor ache o livro legal e tenha a curiosidade de lê-lo, por mais que ele as vezes possa ser ruim devido a opinião das pessoas.
ResponderExcluirParabéns !
Espero que gostem da leitura. :-) Boa resenha, Caíque, parabéns. ;)
ResponderExcluir