12 abril, 2013

Resenha | Jesse Chesnutt e o mistério do planeta T12

Jesse Chesnutt e o mistério do planeta T12 é o primeiro livro publicado do autor Leonardo Faig pela editora Novo Século através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. A narrativa dessa obra é interessante sendo bem escrita e detalhada, porém deixa um pouco a desejar no desfecho.

Jesse Chesnutt
Jesse Chesnutt e o mistério do planeta T12 - Leonardo Faig | 200 Páginas | Novo Século 2013 (Lançamento) | Skoob | Nota: 04

Jesse Chesnutt é um jovem aparentemente normal, tem cerca de 18 anos, faz faculdade e vive com os pais e a irmã em Milton, Flórida. Tudo acontecia normalmente na vida desse rapaz, dos seus amigos e da sua família até que no dia 20 de abril de 2012 um pesadelo começa trazendo consigo muitas mortes.

De uma maneira estranha e rápida a cidade foi invadida por um forte vírus e nenhuma via de acesso a comunicação como emissoras, rádios e internet estava com um bom sinal. As pessoas que são infectadas por esse vírus começam a ter coloração amarela na pele e os olhos ficam verdes, além disso possuem certa fome pelos humanos sadios que quando são mordidos contraem a doença, que não há cura até o momento, tornando-se infectados ou mortos. Poucos conseguem se salvar na cidade que agora está praticamente deserta, com exceção dessas estranhas criaturas, e um deles é o jovem protagonista da história.

Jesse estava dormindo quando acorda e se depara com aqueles estranhos seres em sua casa tentando lhe atacar. Percebendo que seus pais não estavam ele resolve pular a janela e escapar. Depois de um dia após o incidente, por sorte o jovem encontra Kevin e Brian, dois homens que estavam dispostos a sobreviver munidos de arma e uma Ferrari. Eles salvam Jesse levando-o para um lugar seguro onde estão outras 3 pessoas (Yan, Carolyn e Ned) que buscam encontrar a cura e viver no mundo como era antes.

Todos os sobreviventes do grupo liderado por Kevin estão assustadas tendo que arriscar suas vidas a cada vez que tem que sair do esconderijo para conseguir alimentos, remédios, gasolina e outros itens para sobrevivência. Porém, os problemas deles estão apenas começando, principalmente quando eles encontram e salvam um homem estranho e misterioso.

Muitas coisas acontecem ao longo da narrativa, que foi bem escrita, bolada e explorada. Conhecemos cada personagem que, mesmo com pouca descrição física, são bem construídos e possuem uma história diferente e própria que as vezes são intercaladas com o enredo principal. Também somos apresentados ao temido vilão da história que é bem forte e nada parecido com um humano o que deixa o leitor curioso para saber de onde ele veio, o que ele quer e sua relação com o vírus. Algumas pessoas morrerem e o autor descreve de maneira bem realista e assustadora, mas na medida certa, essas mortes.

Outra coisa que ficou legal foi a maneira que o autor escreve a história, cada capítulo é dividido em horários que tudo acontece, algumas vezes acompanhamos o presente, outras o passado, mas não fica confuso e sim mais fácil para entender. O planeta T12 é citado depois da metade do livro sendo a resposta para muitas perguntas, nessa parte eu acho que começa muita fantasia e mesmo os acontecimentos ficando tensos fazendo as páginas virarem sozinhas, algo perde um pouco o brilho.

Mesmo sabendo que a história de Jesse terá uma continuação eu não gostei do final do livro que acaba no maior momento de tensão da narrativa deixando o leitor um pouco frustrado. Fora isso a capa ficou muito bonita e o trabalho da editora muito bom. Ao nos contar esse envolvente mistério que mexe com o psicológico do leitor, o autor Leonardo Faig mostra seu potencial e prova que a literatura nacional é muito boa, sendo que sua obra é melhor do que muitas histórias estrangeiras que li.

Obs: Essas são as minhas opiniões sem ter lido o segundo livro, que não foi publicado ainda. Ao ler futuramente acho que as minhas considerações a cerca do Planta T12 podem mudar devido a explicação mais profunda por parte do autor em relação a história do novo planeta criado por ele.


Sobre o autor
Faig nasceu em São Paulo, em outubro de 1991. Apaixonado por livros e histórias de ficção fantástica, começou a escrever contos amadores aos quatorze anos. Obteve durante o ano de 2007 uma notoriedade na internet em virtude de um de seus contos, Assombração. Na mesma ocasião, escreveu seu primeiro livro, Máfia (não publicado). Além de escrever, Leonardo cursa bacharelado em Tradução e pretende seguir a carreira de escritor, sendo este seu ponto de partida.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. I couldn't resist commenting. Exceptionally well written!

    Here is my webpage; love quotes 4 u

    ResponderExcluir
  2. Que resenha ótima!! O incrível é que acabei de resenhar ele no meu blog, tá lá no rascunho :D
    Como você, não curti muito o desfecho, acredito que o autor poderia ter feito mais, a obra em si é muito boa e deixa você perplexo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito boa a resenha. Adoro livro de ficção. Cada um tem opiniões distintas sobre ele...eu mesma, fui lendo e gostei da resenha, mas não desse desfecho, mas mesmo assim, interessei pelo livro...kkk
    Como você mesmo disse, que quem sabe futuramente, você mude de opinião em relação a ele?

    ResponderExcluir
  4. Já estava curioso para ler o livro, depois dessa resenha preciso dele ainda mais :(
    Como sempre, sua qualidade de resenha está ótima. Parabéns!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. -> Comentário do autor pelo Facebook <-

    Opa! A resenha ficou ótima! você tem um excelente senso crítico haha, conseguiu pegar bem a mensagem que eu quis passar no livro. O esquema do final foi discutido com meus amigos que acompanharam o desenvolvimento do livro, ele tinha dois finais diferentes, optei por esse para induzir o leitor a pensar o que acontece haha. Acho que na sequencia vc pode se surpreender diria que o primeiro livro é uma introdução a todo o desfecho. Mas fiquei feliz por todos os elogios!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas esse "espectro" saindo do moço na capa me deixou intrigado. Gosto de livros em que as pessoas agem como zumbis sem deixar de serem "humanamentes humanos", se é que isso faz sentido e se é que já li algo assim. Acho que os livros nacionais andam ganhando cada vez mais espaço dentro da literatura e andam falando sobre mais e mais assuntos. Gostei da iniciativa desse livro e vou marcar como desejado no Skoob, quem sabe não resolva ler em breve. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  7. Que bacana a sua resenha. Eu ia ler o livro do autor, mas como ando meio atolada de livros passei, quem sabe não leio outra vez. Essas pessoas que são infectadas com essas características me lembraram zumbis kkk coisa que não gosto nenhum pouco. Nem sabia que teria continuação, tomara que te agrade mais. Também acho a capa linda, será que a próxima será assim tão rica em detalhes?!

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  8. Querido gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog
    e dizer que fiquei feliz que tenha gostado de lá. Espero te ver mais vezes.
    Se você quiser me seguir e me linkar e só me avisar que farei o mesmo pelo seu blog tá ?
    Eu faço isso para manter amizade com os meus amigos leitores.
    Espero que você também faça parte, pois quero te acompanhar também.
    Por isso aguardarei sua resposta tá ?

    E outra, adorei o seu blog, principalmente suas postagens que me chamaram muita atenção.
    Parabéns !!

    beijinhos e tenha um bom final de semana !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro tem a capa muito bonita,mas sei lá...depois de ler sua resenha fiquei com um pé atrás sobre ele. Me lembrou muito a série de zumbis do momento. Não curto quando o livro deixa um desfecho vago, por isso, não leria.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Oi Caique!
    Gostei da sua resenha! Você destacou tanto o lado positivo quanto o negativo e sem deixar spoilers! Haha
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e acho que ele vai entrar para a minha lista de desejados.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Caique
    Gostei da sua resenha, sincera e sem spoiler, muito legal.
    Não conhecia esse livro e gostei de saber um pouco sobre ele, parece ser bem legal!

    ps: adicionei você no G+ e cliquei em +1
    estou seguindo o seu blog também ;)
    se vc puder retribuir vou adorar ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  12. Realmente este não é bem o tipo de livro que gosto de ler, mas achei muito legal a divisão dos capítulos, nunca vi nenhum livro que faça o mesmo (talvez porque eu sempre leia as mesmas coisas! rsrs).
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Me lembrou um pouco de The Walking Dead: o caos, os poucos sobreviventes e até mesmo as armas! hahah
    Preciso muito ler esse livro, pois, mesmo sem ter ouvido falar antes, entrou para minha lista de desejados.

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br
    @EuMaisLivros
    fb.com/EuMaisLivros

    ResponderExcluir