(Dan Brown, criador de Robert Langdon)
Robert Langdon é um personagem fictício, professor de iconografia religiosa e simbologia da Universidade de Harvard, criado pelo escritor americano Dan Brown, para os romances de Anjos e Demônios, O Código da Vinci, O Símbolo Perdido e Inferno. Especula-se que muitos outras histórias envolvendo o personagem serão lançadas.
Tom Hanks, interpretou Robert Langdon, na adaptação do filme de 2006, The Da Vinci Code, e repetiu o seu papel na adaptação cinematográfica da sequência, Angels & Demons, e pelo que tudo indica o autor será protagonista de The Lost Symbol, próximo filme a ser produzido.
Ficha
Nome: Robert Langdon
Nascimento: 22 de junho de 1956 (57 anos) - Exeter, Nova Hampshire | Estados Unidos
Família: O único parente conhecido de Robert Langdon é Howard Langdon, seu bisavô.
Atividade: Professor de iconografia religiosa e simbologia de Harvard
Desenvolvimento do personagem
O personagem foi criado por Dan Brown como uma ficção de "alter ego" de si mesmo ou "o homem que deseja que poderia ser". O próprio Brown nasceu a 22 de junho de 1964 em Exeter, New Hampshire, e o personagem fictícia de Langdon, é descrito como ter nascido em 22 de junho, também em Exeter, e frequentando a mesma escola que Brown fez, Universidade de Phillips Exeter.
Brown deu o nome da personagem depois de John Langdon, um professor de tipografia na Universidade de Drexel, que é conhecido por sua criação de ambigramas, desenhos tipográficos que pode ser lida de várias formas, por exemplo, tanto do lado direito para cima e para baixo. Um exemplo de ambigramas feitos por Langdon, apareceu na capa da primeira edição do romance de Brown, no romance Anjos e Demônios, entre outros ambigramas em destaque em todo o romance, também projetado por Langdon. Na página de agradecimentos, Brown chama Langdon de "um dos artistas mais engenhoso e talentosos vivos..." que do qual se levantou de forma brilhante para o seu desafio impossível e criou os ambigramas para este romance". John Langdon também criou o logotipo para o fictício Banco de Depósitos de Zurique, que aparece no filme O Código Da Vinci.
História
Robert Langdon (nascido em 22 de junho de 1956 em Exeter, New Hampshire, Estados Unidos) é descrito como um Harrison Ford em "tecido de lã" . Ele era um mergulhador na Universidade de Phillips Exeter, e jogou também polo aquático, na Escola Preparatória. Ele sofre de claustrofobia, o medo de espaços fechados, por ter caído em um poço quando tinha 7 anos de idade. Conhecido por um problema de resolução de mente brilhante, ele tem uma memória eidética e um conhecimento enciclopédico de semiótica. Professor da Universidade de Harvard, ele ensina Iconografia Religiosa e Simbologia.
Adoooorei o post! Eu só assisti Anjos e Demônios, tenho vontade de ler também e assistir/ler O Símbolo Perdido. kkk'
ResponderExcluirAchei o Robert um personagem muito bem construído, e o Tom Hanks fez uma atuação maravilhosa em Anjos e Demônios. Gostei bastante. (=
Abraço Caíque!
Rsrsrsrs na descrição já me veio na mente o Tom Hanks! Rsrsrs
ResponderExcluirMuito legal o post... :D
Legal o post, não me chamou muita atenção não, mas é bom a gente ter um pouco de informação sobre o personagem.
ResponderExcluir