22 junho, 2012

Resenha - Anjos e Demônios de Dan Brown

   O primeiro livro da Trilogia Robert Langton é carregado de suspense e fatos que poderiam acontecer nos dias de hoje e que gera dúvida em todos nós como o conflito da religião com a ciência. A obra é viciante e  impossível parar de ler até a solução final desse suspense recheado de reviravoltas.

"Cada um de nós é um Deus, dissera Buda. Cada um de nós sabe tudo. Precisamos apenas abrir nossas mentes para escutar nossa sabedoria"

  Anjos e Demônios apresenta-nos pela primeira vez o personagem Robert Langton que é professor de História da Arte na renomeada faculdade de Harvard. Enquanto os acontecimentos se desenvolvem ele é acordado por um telefonema do diretor do CERN, o maior centro da ciência no mundo situado na Suíça,  Maximilian Kohler pedindo ajuda para um estranho acontecimento: um dos seus maiores cientistas, Leonardo Vetra, foi assassinado e teve em seu corpo uma queimadura de brasão com o símbolo de uma antiga fraternidade científica, os Illuminati
   Langton vê esse fato e fica intrigado, já que essa fraternidade já não existe mais. Logo é levado em um avião para a Suíça. Lá encontra o corpo do físico, com a cabeça torcida e faltando um olho, além da marca do símbolo queimada em sua carne. Kohler pede explicações para o professor que explica toda a conspiração atrás dos Illuminati.
   Logo, Vittoria a filha adotiva de Vetra, chega para ver o que tinha acontecido com o pai, e fica aterrorizada. Kohler explica a ela que isso tudo pode ser consequência do projeto que ela estava trabalhando com o seu pai: a criação da antimatéria. Esse projeto tinha a finalidade de provar o Gênese, já que Vetra além de físico também era um padre que buscava unificar ciência e religião. Contudo, essa antimatéria tinha sido descoberta por alguém que assassinou o cientista, tirou o seu olho para obter acesso ao laboratório e roubou um tubo de antimatéria. O maior problema é que, se essa antimatéria for tirada do seu sistema elétrico e não forem acionadas as baterias de substituição, irá explodir em 24h, e o poder de destruição é altamente perigoso.
   No Vaticano, uma das câmeras passa a transmitir a imagem da antimatéria com o cronômetro em contagem regressiva avisando quando o objeto irá explodir. A medida que a bateria vai se esgotando, e pelos cálculos, as 24h daquela noite a Basílica de São Pedro estaria completamente destruída. Porém, essa câmera foi tirada do lugar onde ela ficava e passou a transmitir a imagem da antimatéria em um lugar escuro, onde ninguém sabia sua localização.
   Nesse mesmo dia, estava completando 15 dias que o Papa morreu, e segundo a tradição Católica, após esse tempo teria que ter um conclave para a escolha do novo Papa que irá comandar a igreja. Prestes a isolar a Capela Sistina, onde ainda segundo a tradição teriam que permanecer até a escolha do novo líder, a maioria dos religiosos nem têm ideia do perigo que está acontecendo e só aguardam o Preferiti e os quatro cardeais que são candidatos ao papado, porém, esses quatro estão sumidos, provavelmente foram sequestrados e até então ninguém sabe do paradeiro deles.
   Langton e Vittoria são enviados para a Cidade do Vaticano para ajudarem na busca pela antimatéria e devolvê-la ao CERN antes que exploda, já que o conclave não pode ser interrompido, e todos temem que o mundo descubra que a igreja está vulnerável a um antigo grupo que antes fora reprimido por ela mesmo, os Illuminati. 
   Ao tentar convencer ao capitão da Guarda Suíça e o Camerlengo, o substituto do Papa enquanto não acontece o conclave, do perigo iminente, o Camerlengo recebe uma ligação de um suposto líder Illuminati dizendo que está com os quatro cardeais e que foi ele mesmo que instalou a antimatéria em um lugar inimaginável na Cidade do Vaticano. Segundo ele, ás 8h, 9h, 10h e 11h um cardeal vai ser assassinado em uma das igrejas de Roma, e como programado, as 24h irá acontecer uma explosão capaz de arruinar os pilares da Basílica de São Pedro e tudo que há por perto.
   Resta agora a Robert Langton utilizar todos os seus conhecimentos em Arte, e tudo que sabe sobre os Illuminati e a Igreja Católica para tentar localizar as igrejas onde irão acontecer as tragédias e tentar capturar o Hassassin para forçá-lo a dizer onde está localizada a antimatéria. Porém, o tempo está esgotando, será que todos irão sair vivos dessa? Nunca pense que as revelações acabaram.


   Para mim, Anjos e Demônios só perde para o livro O Símbolo Perdido do mesmo autor, e prova que Dan Brown é o mestre de suspense da atualidade. O livro é muito bem escrito. Dan Brown mais uma vez utiliza a técnica de em um capítulo falar sobre os ''mocinhos'' e terminá-lo quando acontece alguma coisa que nos deixa ansioso para saber o que vai acontecer e no outro falar sobre o vilão, e mais uma vez quando ele vai fazer alguma coisa o capítulo termina, tudo isso na 3° pessoa. Nesse ritmo é impossível deixar de ler o livro enquanto ele não termina, e consequentemente, a obra de 461 páginas se torna relativamente pequena. 
   Indico para todos os leitores, vale a pena ler esse livro, é impossível não gostar da narrativa, que com certeza é incomparável em relação a adaptação cinematográfica. 

"Toda a estrutura e poder da Igreja Católica Romana está em cima de uma bomba-relógio." 


--------------------------------------------------------------------------------------------------
Livro na internet: Skoob
Compre online: Saraiva / Submarino
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

12 comentários:

  1. Ok, faz um tempinho que a resenha foi postada, mas sendo de Anjos e Demônios não resisti e vim comentar.
    Concordo qdo vc diz que este só 'perde' para O Símbolo Perdido. Dan Brown é um autor incrível que nos introduz nas cenas como se estivéssemos observando com nossos próprios olhos. É impossível não sentir a adrenalina em meio a toda a ação.
    Acho Langdon um ótimo personagem e que merecia mais livros protagonizados por ele. (Alow, Dan Brown!!)
    Ótima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!
    Tenho muita vontade de ler mais livros do Dan Brown! Até agora só li O Código da Vince, mas espero ter a oportunidade de ler outros em breve. O grande problema é sempre a enorme quantidade de livros que tenho para ler, ai sempre sou obrigado a deixar os de Dan Brown para depois.
    Já assisti o filme de Anjos e Demônios e se ele por si só já é incrível imagino como deve ser o livro, já que esses são sempre muito superiores.
    Gostei bastante da sua resenha, só me deixou ainda mais animado em ler. Além do mais gosto bastante desse debate ciência X religião! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Lendo tudinho relembrei do que li e estou pensando em reler o livro. Mesmo o livro sendo enorme naquela época - eu achava isso - agora quem sabe eu não o leia mais rápido e absorva mais a escrita dele.


    Simplesmente sua resenha ficou boa e espero rele-lo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Caíque! Já li Anjos e Demônios e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. A resenha é bem clara e como já havia lido, deu para relembrar tudinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por Dan Brown,esse cara sabe me deixar curiosíssima lendo um livro,pena que não li ainda Anjos e Demônios por causa da minha família,bem ser católico tem suas desvantagens kkkk Mais quem sabe um dia não lerei?
    Ótima resenha,parabéns!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho o livro (na verdade, tenho todos do Dan Brown) mas ainda não li (nenhum deles). Quero ler logo logo, já que história fala de uma assunto que me interessa tanto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ainda nao li Anjos e Demônios,
    mas já li Simbolo Perdido e achei ótimo!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. E aí colega... Hahaa obrigado pelo coments no meu blog...
    Gostei da sua resenha, e esse livro parece ser bom demais... E que legal que a narrativa flui bem! Livros confusos dão um desanimo neh!? kkk
    Bela resenha ^^


    Abraços, LucasESCONDIDOS NO LIVROhttp://escondidosnolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro, mas já me indicaram.
    Gostei da resenha e quem sabe um dia eu não dou uma chance.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo o que vc disse, o Dan Brown escreve super bem e eu considero ele um dos melhores escritores da atualidade, a trama de acontecimentos que ele cria em seus livros é incrivelmente perfeita, ele não deixa nenhum fio solto. Até agora só li dois livros dele, mas pretendo ler os outros nesse mês de julho.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir