14 fevereiro, 2012

Capas pelo mundo #3 - A menina que roubava livros


   Dedico essa terceira edição da coluna Capas pelo mundo para falar de um dos livros que mais gostei e que chamou muito a minha atenção. Tenho certeza que essa obra do autor Markus Zusak merece um destaque aqui no blog, e quem já leu algum dos livros dele sabe o potencial do autor. Hoje estou falando especialmente da obra A Menina que Roubava Livros lançada no Brasil pela Editora Intrínseca e que ainda faz muito sucesso e é muito bem comentado por todos que leem. Sinceramente, não conheço ninguém que já leu não gostou desse livro. A estória por trás de A Menina que Roubava Livros é marcante e nos conta um pouco da vida sofrida da protagonista Liesel.

   Trouxe para vocês algumas das principais capas pelo mundo dessa incrível obra, e a maioria das capas são tão incríveis e bonitas quanto a estória do livro. Confira abaixo e tire suas próprias conclusões:

1° Coluna
   

2° Coluna
   

3° Coluna
   

4° Coluna
   

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

   Uma tarefa impossível é escolher a melhor capa entre todas essas, todas ficaram muito bonitas. Sou apaixonado pela capa do Brasil, ficou muito bonita e coerente com o cenário e com toda a estória do livro. Mas posso me arriscar falando que a mais bonita para mim é a 1° capa da quarta coluna, não só pela beleza da capa, mas sim por ela ser tão próxima do romance escrito por Zusak.



Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

11 comentários:

  1. Um dos melhores livros que já li, e olha que sou um apaixonado do terror. Na minha opinião nenhuma dessas é melhor que a do brasil =D 

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que todas seguiam o mesmo estilo da brasileira, mas não, algumas são beeem diferentes! Mas entre todas, a do Brasil ficou demais! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Achei todas muito bonitas. Realmente é difícil escolher a preferida. A cada nova edição esta coluna fica ainda melhor. Parabéns!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  4. meu livro favorito *-*
    Amei as capas, uma mais linda que a outra.

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A que eu mais gostei foi a 2ª capa da primeira coluna. Achei mais bonita que a brasileira =D

    ResponderExcluir
  6. Gostei das capas, preferi a quarta capa da segunda coluna, deu um tom mais sombrio ao livro! xD

    Estou passando pelo blog para agradecer demasiadamente o apoio em relação a campanha de publicação de O Reino de Mira. O livro será publicado pela Modo editora, e a previsão é para esse semestre!
    Muito Obrigado pelo auxílio!

     http://livroseatitudes.blogspot.com/2012/02/publicacao-do-livro-o-reino-de-mira.html

    Muito em breve, eu e a Bia do blog Livros e Atitudes faremos o sorteio de um exemplar entre todos os blogs colaboradores, que será enviado para o vencedor(a) assim que eu recebê-los.
    Abraços,
    Mateus Lins| http://curiosoinovador.blogspot.com/
    http://reinodemira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro então é melhor não opinar muito..rsrs
    Não gostei de algumas capas aí não. 
    Uma sugestão seria colocar de que país a capa é.

    http://funshunter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahh.. Domingo montei um post sobre capas também.Vai ao ar na quinta. Passa por lá..

    ResponderExcluir
  9. Nooossa, realmente, impossível escolher a mais bonita! Tem muitas capas lindas, sério!
    Você gostou tanto assim do livro? Tenho ele aqui, mas estou adiando a leitura porque já me falaram que é muito devagar e não gosto de livros assim =(

    BeijossThaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  10. Lindas capas *-* Tem até dos dominós do Rudy!! Até dificil escolher a mais bonita, mas eu prefiro a capa "brazucas". rs

    ResponderExcluir
  11. Que demais as capas! Todas!
    Acho que gosto da brasileira em primeiro lugar, mas todas estão lindas! :o
    Adoro conhecer outras capas *-*
    Abraço!

    ResponderExcluir