29 janeiro, 2012

Como ler livros? Falando com os leitores #1


Muitas pessoas já me perguntaram como eu leio livros, dizendo que não conseguem se concentrar para ler qualquer obra, por isso resolvi fazer esse post falando e trazendo dicas para todas as pessoas que desejam ter mais concentração na hora da leitura. Esse é o primeiro post da coluna Falando com os leitores.

Primeiramente, a leitura não deve ser uma coisa obrigada por alguém, você deve ler um livro de acordo com sua vontade e disposição. Claro que um empurrãozinho as vezes é necessário. 

Outra coisa importante é a escolha do livro. Recomendo ler resenhas e comentários dos leitores que já leram o livro que você deseja. Se ainda não tem o hábito de ler, nunca compre e nem julgue um livro pela capa, pesquisa é sempre a melhor opção. Não escolha livros grandes, acostume com livros menores para ler livros maiores, pois se você já não lê muito com certeza não concluirá um livro de 400 páginas por exemplo.

Após conseguir um livro bem legal, basta escolher um local arejado, com o mínimo de barulho possível e onde pouca gente te incomode para ler, por isso recomendo estabelecer um horário em sua rotina. O jeito que você vai ler fica a seu critério, pode ser deitado, sentado, ajoelhado kkk, mas eu recomendo ler sentado, já que as vezes da sono quando a pessoa lê deitada. 

Também vale ressaltar essa dica para as pessoas mais atarefadas: vale a pena levar o livro para todos os lugares, pode ler no ônibus, num momento vago na escola ou no serviço,  em uma longa fila e em outros lugares onde você pode ganhar o seu tempo lendo.

Agora é só ter foco e ir adiante não desistindo do livro, já que geralmente as histórias tem altos e baixos, portanto termine antes de ler para dar a sua opinião final.

Espero que minhas dicas ajude muita gente. Todas as coisas que disse são coisas básicas e simples que qualquer pessoa pode seguir e conseguir. 

A coluna Falando com os leitores deve ir ao ar todos os sábados no EPL, portanto excepcionalmente está indo ao ar hoje. Te aguardo no próximo texto. :) 


Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

19 comentários:

  1. Acho que cada um tem uma forma de ler... Legal saber como você lê :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e assino embaixo em tudo que disse.
    Ficou ótimo. espero que ajudo muitas pessoas...
    beijos
    boa semana
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas! Concordo que ler não deve ser uma coisa obrigada, nunca gostei de quando ''obrigavam'' a ler na escola..
    http://walkonthemean.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. legal as dicas, aqui em casa é impossível ler no silêncio...rs é meu filho gritando, meu marido jogando ou assistindo futebol, não sei como eu consigo me concentrar...rs
    bjos

    Jack do @Mybooklit

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, principalmente, com relação ao povo que entrou agora no mundo dos livros, pois deve se começar devagar e não indo lê um livro enorme pensando que vi conseguir logo de cara. E as outras dicas foram legais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da coluna e das dicas. Eu mesmo, quando estou preocupada com alguma coisa, as vezes não consigo me concentrar direito e preciso voltar a leitura pois não consegui absorver... Isto é muito chato! Mas no meu caso é só quando estou com alguma preocupação mesmo.. (menos mal) rsrsrs

    Beijos
    Dani

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Caíque,

    adorei o texto e a coluna! Eu não tenho dificuldades na hora de ler, mas isso vem de anos de pratica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie Caíque!
    Adorei o texto, eu tenho bastante dificuldade de ler, o problema? São as pessoas que não deixam ¬¬'.. HSAUSHAUHS'..Mas posso dizer que quando estou tranquila, basicamente em casa sem ninguém para encher o saco, ou de madrugada minha leitura rende muito.. haha'
    Mais fora isso, familia e amigos não deixando eu ler, posso dizer que adorei suas dicas ;D
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post! Realmente, para quem não consegue se concentrar muito em uma leitura, para quem acha que ler não é divertido, o melhor remédio é encontra um livro legal, não só escolhendo pela capa! Abraços!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas . Parabéns pelo blog.

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas Caíque!
    Se eu sou obrigada a ler tal livro (tipo aqueles de escola) eu não consigo ler... eu travo. hahaha
    E outra, não sei ler deitada! kkk
    Gosto de ler sentada lá na garagem... enquanto vem aquela brisa boa de fim de tarde. AMO! rs

    ótimas dicas!
    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Belo post... CONCORDO PLENAMENTE... Podemos ler em qualquer lugar, é só ter força de vontade, porq as histórias sempre vão ter ALTOS e BAIXOS... Principalmente quando são series de livros...

    Abraços... Lucas
    http://escondidosnolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto de ser obrigado a ler, e dificilmente consigo concluir a leitura de um livro que não gosto.

    ResponderExcluir
  14. Bem legal o texto. E um coisa que você citou que é MUITO importante. A leitura não ser obrigatória. Passei anos odiando os livros exatamente por isso. Pois muitas vezes era obrigado a ler... e na verdade nunca lia! Só consegui ler um livro quando foi por vontade própria e foi ai que me apaixonei!  *-*

    ResponderExcluir
  15. Comigo foi a mesma coisa Will, odiava ser obrigado a ler, por isso não gostava de ler, mas quando li um livro por vontade própria vi o que estava perdendo :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Caíque, adorei seu post!!
    Achei super interessantes as dicas, realmentemuita gente me olha meio torto, perguntando como eu consigo ter tanto vício em ler se existem tantas coisas mais legais para fazer (só se for na opinião delas mesmo OAHIAIOHA).
    Acho que muita gente começa errado mesmo, a escolha de um livro bom para começar é essencial!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas! Parabéns pelo texto, ficou muito bom!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o seu post! E gostei muito da sua nova coluna. 
    O seu texto mostrou ótimas dicas! 
    Obrigado por comentar em meu blog. 
    Guilherme 
    http://livros-diarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas...são realmente válidas! Olha,eu também levo o meu livro para todos os lados...adoro!
    Bjus!http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir