09 janeiro, 2012

Reencontro de Leila Kruger - Resenha

   Comecei o ano lendo esse livro brasileiro, publicado pela editora Novo Século com o selo Novos talentos da literatura nacional que foi enviado de parceria pela autora Leila Krüger.

Reencontro - Leila Kruger | Novo Século/Novos talentos da literatura brasileira
Publicado em 2011 | 496 Páginas | Ficção/Romance | Skoob

   Ana Luiza é uma jovem que se vê frustrada diante do amor após várias decepções amorosas com quem amava decide a não acreditar nesse sentimento. Ela gosta de parques, observar as árvores e escutar seu MP3 com músicas de rock, que tanto gosta, enquanto pensa na vida. Cursando a faculdade de Odonto na PUC do Rio Grande do Sul, Aninha só tem uma amiga de quem gosta muito: Nana. Para ela a jovem conta tudo, faz promessas, saem, e fazem outras coisas que mostra que são praticamente irmãs. No começo de 2005, no terceiro semestre da faculdade, as duas conhecem um novo aluno: o Rafa que tenta se aproximar delas. Nana acha ele muito legal, mas Ana de início não dá muita atenção para o rapaz.
   Jovem, bonita com lindos olhos azuis, Ana começa a criar vícios de bebida, cigarro e até uns baseados decorrente de sua situação amorosa. Em uma festa ela acaba ficando com o Gustavo, um cara rico e que tem acesso a drogas. Ela fica com ele em troca de baseados, mas não o ama de verdade. 
   Saindo cada vez mais com o Nana e Rafa, a jovem faz amizade com o rapaz que sempre a procura e ajuda dando conselhos e visitando-a. Ela tenta o evitar, mas não consegue rejeitar a visita dele em seu apartamento. Começa a sentir algo forte pelo rapaz, mas não consegue expor seus sentimentos. Vê a sua vida desmoronando, não encontra um amor verdadeiro, seus pais são ausentes, a mãe é brava e o pai nunca se importou muito para a filha que só tem a sua tia que gosta muito e sua amiga Nana.
   Diante dessa vida de drogas, vícios e um coração vazio, tudo o que Ana Luiza precisa é acreditar para ser feliz, acreditar no amor, em Deus e em seus sonhos. Só assim ela poderá se reencontrar e viver uma nova vida, porém isso vem ficado cada mais mais distante da vida da garota, diante das perdas e da desilusão.
   Confesso que foi muito difícil escrever essa resenha, a história por trás desse livro mexeu muito comigo, em algumas partes pensei: esse livro está falando comigo, mas especificamente nas partes dos conselhos do Rafa para a Aninha, sobre acreditar em si mesmo, que nada é por acaso, e muitas outras coisas. Os personagens são como pessoas normais junto ao cenário existente de onde se passa os fatos narrados no livro, como a PUC, as praças, e outros locais.
   A diagramação do livro ficou perfeita, a cada início de um capítulo encontramos uma frase de pessoas bastante conhecidas como Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, trechos de músicas das bandas de rock como o Guns, Coldplay, entre outros. Não encontrei um erro em todo livro e a escrita da autora é fenomenal com um ótimo português.
   Seria impossível dizer que não gostei dos envolventes personagens, ora sentia raiva da Ana, e em outros momentos sentia felicidade, sofri com essa garota nos momentos mais difíceis da vida, e comemorei em suas vitórias. Gostei muito da Nana, uma dos personagens mais legais do livro e do Rafa, um cara muito inteligente, legal e ''certinho''.
   Enfim, foi o melhor livro que já li em mida vida, sem exagero. Aproveito essa oportunidade para agradecer a autora pelo livro, com ele aprendi muitas coisas sobre a vida e acredito em todos os fatos narrados, pois nada é impossível.

''As vezes é necessário perder quase tudo para reencontrar e finalmente poder amar'' - Leila Kruger


Notas:
Capa: 5/5 - Narrativa 5/5 - Estória 5/5 - Diagramação: 5/5 - Custo/Benefício: 5/5 - Nota geral: 5/5

Sobre a autora:

''Nasci em IjuÍ, noroeste do Rio Grande do Sul, no começo dos anos 1980. Levei um tapa nas costas e chorei, como todo mundo, e a partir daí descobri que precisaria sobreviver nesse lugar estranho e imenso chamado vida. Logo a arte me estendeu a mão: o desenho, a literatura, a música e o cinema se tornariam partes inevitáveis de mim. Em especial a literatura, através de minhas leituras e escritos intermináveis. Tenho o hábito de ler o céu, de ouvir a chuva e o vento. Já paraste para ouvi-los? Para senti-los? Existem palavras invisíveis que são sentidas dentro de nás... Existem também as palavras do olhar, as mais secretas e puras. E vou tentando descobrir continentes em meu navio de tempestades. Nenhuma onda e nenhuma ilha são por acaso... Em 2011 fui classificada em quarto lugar no XXXIII Concurso Internacional Literário, nas categorias Conto e Poesia, tendo meus escritos publicados na coletânea «;Amanhã, Outro Dia», da AG Publicações. Também fui selecionada para a antologia "Tempo de Tudo - Contos" e para a "Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos Volume 83", em 2011, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Tenho poesias e contos publicados em sites e revistas. Esse é meu primeiro romance, espero que «o primeiro de uma prole.''
Eu escrevo para acreditar em um mundo diferente do que vejo.


''Foi o melhor livro que já li em mida vida (...) a história por trás desse livro mexeu muito comigo (...) com ela aprendi muitas coisas sobre a vida e acredito em todos os fatos narrados, pois nada é impossível.''

Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

  1. Estava só esperando a resenha! haha Nossa, que legal que você gostou tanto assim! Ainda mais sendo brasileiro. Os problemas do personagem, que você citou, são bem "reais". Deve mexer muito com a gente mesmo. Parabéns pela resenha!

    Abraços,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Caíque! Vejo que o livro te marcou, mesmo. Eu já tinha ouvido falar sobre ele, mas nunca tinha lido alguma resenha. Gosto muito de histórias assim. Espero poder lê-lo em breve. Ótima resenha.

    Abraços,
    http://obcecadosporlivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. OMG que resenha é essa???? Ontem eu vi sobre o livro e ja tinha ficado curiosa a respeito dele, mas agora, dps dessa resenha maraaaa, eu nao vou aguentar, quero ler agooooora!! *-*

    Beeijocas
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gente, que livro é esse? Só pela capa eu ja gostei. E sua resenha tá perfeita!
    Amei, quero ler também, parece ser realmente bom.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Nossa hein eu já tinha ouvido algo sobre esse livro, mas nenhuma resenha..
    Agora fiquei super ansiosa pra ler, lógico que vou locar na minha lista de livro e da prioridade rs
    Adorei a resenha me cativou *-*

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  6. Caíque, já tinha ouvido falar muito bem sobre esse livro. Me deixou bastante curioso!


    XD

    ResponderExcluir
  7. Hey! :D
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito inspirada para ler. *-* A estória parece emocionante! Fiquei muito curiosa mesmo.
    Adorei a capa também, adoro all star. u.u haha'
    Sua resenha ficou ótima, muito completa!

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,lindinho!
    Que resenha linda!!Percebe-se como esse livro mexeu com seus sentimentos e espero em breve sentir o mesmo impacto com esse livro. Fiquei muito ansiosa pela leitura a partir dos detalhes que você citou.
    É tão bom quando temos a oportunidade de ler um livro que balance nossas estruturas,e mais ainda,quando podemos compartilhar nossa opinião.Dessa maneira,tentamos transportar um pouquinho para nossos leitores.
    Tenho certeza que irei me emocionar bastante.
    Parabéns pela linda resenha!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler Reencontro! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Caíque!
    O livro parece ótimo mesmo. Adoro livros que nos transmitem uma mensagem ou mexem com os sentimentos dos leitores. Acho que um bom livro deve conter isso, envolvendo cada vez mais.
    Gostei bastante da história, ainda não conhecia e fiquei com vontade de ler!
    Sua resenha ficou ótima.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bem o livro deve ser uma realidade que temos no nosso dia a dia, pois os problemas que passamos dá para ver desenvolvido em sua resenha e eu fiquei pensando o quando o personagem não sofre na sua auto descoberta.

    Gostei da resenha, mas eu talvez não leria o livro. Contudo você despertou a minha curiosidade.

    =)

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal.É bom ler livros que toquem profundamente em nós.Pela descrição parece ser uma trama envolvente.È bom sentir junto com os personagens.Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que resenha intensa, adorei! Tenho vontade de ler o livro tb e espero que apareça logo uma oportunidade. A história parece ser linda e a capa me atrai bastante!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Caíque,
    Desculpa a sumida é que minha vida está um caos nesse começo de ano, trabalho, faculdade (curso de férias ¬¬'), enfim. Mas finalmente consegui dar uma passada aqui.
    E ótima resenha viu?!
    Já faz algum tempo que estou de olho em Reencontro, acho que essa é a segunda resenha que leio do livro e estou bem animado quando a ele, espero estar lendo em breve!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha, Caíque! Ficou ótima! :D
    Estou com muita vontade de ler Reencontro, tanto pela história, quanto pelo fato de ela se passar aqui no RS, onde eu moro...
    Realmente parece muito bom!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha! Ficou muito boa!
    O livro me chamou a atenção desde a primeira vez que o vi. A capa é muito bonita e a história parece bem interessante! Realmente há livros que, de alguma forma, mechem conosco!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  17. Hey, desculpe a ausência! To de volta!

    Uau! Adorei sua resenha, super completa! Parabéns! Tem feito um trabalho e tanto! Muito sucesso pra ti!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora. O livro parece bem interessante. Vou colocar na minha lista de leitura.

    Gostei bastante do seu blog também.

    Estou seguindo.

    se puder, passa no meu também.

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, Caíque!
    Fiquei feliz em poder ler sua resenha... Ela é muito bem detalhada e achei o livro muito chamativo...
    Parabéns para vc e para a autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha!
    Confesso que estou louco para ler este livro.
    Ele realmente parece ser maravilhoso!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir