Você sabe quais são os livros mais vendidos do Brasil atualmente?
Essa pergunta pode parecer trivial para os fãs de livros e para quem acompanha diariamente as listas dos mais vendidos da Veja e do PublishNews mas nem sempre todos os leitores estão habituados a acompanhar o que está ocorrendo no universo literário. Pensando nisso resolvi te mostrar as listas atuais nas categorias de ficção, não-ficção e autoajuda, principalmente.
Antes de tudo, te convido a responder algumas perguntas para testar seus conhecimentos sobre o assunto (tente não ler o resto do post por enquanto)
- Qual é o livro mais vendido do Brasil? E o segundo?
- Na categoria de não ficção qual é o mais vendido?
- Na categoria de ficção, qual é o livro mais vendido?
- Qual editora que mais possui livros nos rankings?
Gravou as respostas mentalmente? Vamos ver se elas estão certas?
No geral,
quais são os livros mais vendidos?
Respondendo a primeira pergunta temos que o livro mais vendido do país é Se eu Ficar e em segundo lugar, muito próximo da terceira colocação, encontramos o novo livro de Augusto Cury. Esse pódio não tem se alterado desde o lançamento do livro de Gayle Forman estando bem estável. Podemos ainda observar um grande número de títulos da editora Intrínseca no top 10.
Na categoria de ficção, qual é o TOP 10?
Sendo um pouco mais específico e analisando somente os livros de ficção não temos muitas mudanças em relação a visão geral já que a maioria dos livros mais vendidos são ficção. Contudo, é possível observar que o segundo livro de Gayle Forman já aparece no TOP10 assim como diversos títulos de outras editoras como O doador de memórias que ganhou adaptação cinematográfica recentemente.
E se analisarmos os livros de não ficção e auto ajuda?
Desconhecidos por alguma parte do público que sempre está de olho em best sellers e em histórias diferentes os livros de não ficção não decepcionam tanto em número de vendas, principalmente se considerarmos que o famoso Destrua este diário se enquadra nessa categoria.
Já os livros de auto ajuda, que se enquadram em uma categoria diferente, geralmente vendem um pouco menos mas também e não são tão falados são queridos por muitos leitores. O mais vendido da categoria é o segundo livro mais vendido do Brasil, ou seja: não é pouca coisa.
Confira o ranking das duas categorias:
Além dessas 4 categorias ainda existem as categorias de Infantojuvenil e Negócios que também são importantes, para vê-las clique aqui. Contando o ranking semanal das editoras vemos que a Sextante está no topo, em seguida se encontram a Vergara & Riba e Intrínseca, respectivamente.
A fonte utilizada para escrever esse post foi o site PublishNews que eu gosto muito para acompanhar o que está acontecendo no mercado editorial.
0 comentários:
Postar um comentário