11 maio, 2013

Entre páginas de: A Queda da Bastilha - Leila Krüger

Leila Krüger tem um grande poder com suas palavras, capaz de fazer com que o leitor se envolva em seus textos refletindo sobre a vida e seus atos.

A Queda da Batilha de Leila Krüger | Confraria do vento, 2012 | Poesia | 63 Páginas | Skoob

O primeiro livro que li da Leila Krüger foi Reencontro que se tornou o melhor romance nacional que já li em minha vida por possuir uma narrativa envolvente e sincera que foi muito bem escrita e desenvolvida. Porém, em A Queda da Bastilha a autora muda o gênero e surpreende o leitor mais uma vez, tornando o melhor livro de poesia que já li.

A primeira impressão que temos ao olhar para o título do livro é que o assunto tem a ver com o fato ocorrido em Paris em 1789 que se tornou decisivo para a eclosão da Revolução Francesa, porém o conteúdo da obra vai muito além disso, tendo praticamente nada a ver com o acontecimento. O que encontramos entre as páginas de A Queda da Bastilha são comoventes poesias e poemas capazes de mexer com nossa mente, nos fazendo refletir por muito tempo.

Antes que você pare de ler esse texto devido a preconceitos com o gênero te convido a dar uma chance e conhecer o livro. Particularmente eu não gosto de poemas e poesias, não tenho muita paciência porque eles não me envolvem e eu acho complicado compreende-los. Porém, Leila conseguiu me surpreender muito, porque seus textos são envolventes com uma linguagem de facílima compreensão, de modo que não precisamos de um dicionário do nosso lado e entendemos tudo o que a autora nos quer transmitir.

Sabe quando você lê algo e parece que foi escrito para você, que se refere a algo que está acontecendo atualmente ou que já ocorreu em sua vida? O que acontece e que quando você lê um poema relacionado a essas coisas você se sente compreendido e começa a pensar e embarcar em ideias enquanto o texto vai sendo lido, se desenvolvendo. Quando ele termina, sem uma solução mas com um um sinal de esperança nos vemos na mesma situação, tentando encontrar soluções possíveis para o poema e para nossa vida. E como se fosse uma narrativa..

Entre as 40 poesias e poemas encontrados nesse livro eu gostei de todas, poucas se distanciaram de assuntos que me interessam ou que mexem comigo, mas mesmo assim consegui embarcar nos textos que, mesmo curtos, nos leva a viajar para um mundo, acontecimentos. Não sabia que esse gênero, mesmo tendo poucas palavras em seus textos é capaz de nos dizer muito e mexer com nossa imaginação, a autora praticamente adivinhou o que eu estava precisando ler, parece que ela escreveu para mim, assim como para você, só basta ler.

O livro é pequeno, tem 63 páginas de modo que você lê muito rápido, porém as lembranças da leitura ficará em sua mente para sempre ou pelo menos por um bom tempo, criando até uma ressaca literária. Não encontrei palavras complicas, nem erros. Em relação a capa eu achei muito bonita, parece até uma pintura, ela transmite uma sensação de paz, solidão e esperança, assuntos muito relatados nas prosas.

Enfim, é complicado transmitir para esse texto tudo o que eu senti lendo A Queda da Bastilha, há sentimentos que são incapazes de serem transcritos para o papel. O fato é que esse livro é um daqueles que eu indico sem sombras de dúvidas, vale a pena dar um tempo para os romances, suspenses para ler algo que vá mexer profundamente com seus sentimentos.

Não costumo a ler poemas, porém os que já li são de autores clássicos sendo complicados para leitura e entendimento, pelo menos para mim. A simplicidade e profundidade da escrita Leila Krüger são pontos decisivos nessa obra.

Quote:
''Enfim, não espero nada, mas acredito em tudo aquilo que não é passível de ser verdade'' - Pag29

Avaliação:
  5 livros (excelente)

Observações:
- A autora está com um site totalmente novo e moderno, lá você encontra todos os trabalhos dela e diversas outras informações: www.leilakruger.com.br/
- Já no blog da autora você encontra promoções, textos e demais novidades e eventos, quem sabe você não conhece a autora e consegue um livro com dedicatória?: www.leilakruger.blogspot.com.br/
- Leia a resenha do romance de estreia de Leila Krüger - Reencontro clicando aqui

Sobre a autora:
''Eu escrevo para acreditar em um mundo diferente do que vejo''
Leila Krüger Nasceu em Ijuí, a noroeste do Rio Grande do Sul. É romancista, poeta e contista. Tem poemas e contos publicados em jornais e revistas. Lançou Reencontro, seu primeiro romance, em novembro – 2011, pela Ed. Novo Século – SP. Classificou-se em quarto lugar no XXXIII Concurso Internacional Literário, nas categorias Poesia e Conto, que foram publicados na coletânea Amanhã, Outro Dia, pelas Edições AG, em 2011. Também foi selecionada para a antologia Tempo de Tudo: Contos, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2011. Em 2012 lançou A Queda da Bastilha, pela editora Confraria do Vento – Rio, seu primeiro livro de poemas, e participou da antologia Espelho da Alma, pela Ecograf.É colunista da revista Benfazeja e da Arca Literária. É membra da UBE – União Brasileira de Escritores. 

Copyright 2013© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados ao blog Entre Páginas de Livros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Não sou muito fã de poesias, mas fiquei curiosa! ^^

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A capa deste livro é muito linda, o efeito é bem bacana! *-*
    Não tenho como favorito algumas poesias, mas adoro ouvir ou até mesmo ler algumas.
    Ótima resenha.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis ler Reencontro, mas não tive a oportunidade ainda. Pelo nome achei bem chatinho, mas ao ler a resenha me interessei.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir