15 abril, 2013

Resenha | Seraphina - A garota com coração de dragão de Rachel Hartman

'' Lindamente escrito. Alguns dos dragões mais interessantes que eu já vi em livros de ficção fantástica'' - Christopher Paolini, autor de Eragon

Seraphina de Rachel Hartman | Editora Jangada 2013 | 384 Páginas | Romance / Fantasia | Skoob | Nota: 5

Seraphina Dombergh é uma adolescente de 16 anos que vive no reino medieval de Goredd, uma terra onde os humanos e dragões vivem em harmonia durante os 40 anos após o tratado de paz entre a rainha e Ardmagar Comonot. A jovem esconde de todos um segredo terrível e proibido capaz de gerar graves consequências se for descoberto, além disso ela tem um incrível talento para a música o que a faz se tornar assistente de Viridius, compositor da corte, conseguindo um emprego dos sonhos após derrotar diversos candidatos.

O que Seraphina queria é ser ''invisível'' e se isolar para que seu segredo não fosse descoberto, mas seu plano falha quando ela impressiona a todos com o seu talento quando toca uma música no velório do Príncipe Rufus após a pessoa que iria tocar não poder ir. Essa foi a sua primeira apresentação pública e todos ali presentes ficaram encantados com o talento da garota conhecendo-a melhor.

Antes desse acontecimento o Príncipe Rufus foi assassinado misteriosamente, teve a cabeça arrancada por mordidas o que leva a crer que o assassino foi um dragão. Esse fato gera desconfianças entre os humanos e essas criaturas inteligentes, aumentando ainda mais a tensão entre eles. Os dragões são embaixadores da corte, professores e estudiosos que assumem a forma humana para conviver em harmonia com a população e eles não podem, a menos que autorizados, atingir a sua forma natural que acontece geralmente em festivais.

Seraphina se vê no meio desse problema que tem relação com seu segredo que é revelado ao decorrer da narrativa. Em busca de respostas, ela e o príncipe Lucian Kiggs, que é capitão da guarda da rainha, embarcam em aventuras para buscar pistas do assassino e trazer a paz para o reino antes da visita de Comonot para celebrar os 40 anos do tratado. Porém, a procurar respostas para a morte de Rufus se torna cada vez mais difícil para a garota esconder seu segredo de todos além de começar uma paixão por Kiggs que é noivo da Princesa Glisselda.

Rachel Hartman soube escrever bem o seu primeiro romance. A autora começa detalhando os personagens, o reino, explicando a origem do tratado e de todos os outros detalhes que o leitor precisa pra embarcar no novo mundo criado por ela de modo que nada é vago nessa narrativa. A partir do momento em que já familiarizamos com todo a ambiente começa a tensão, conflitos e aventuras, demora um pouco, já que a primeira parte da narrativa se torna um pouco arrastada, mas quando chegamos na metade a história flui rapidamente tirando o fôlego do leitor.

Tudo é contado em primeira pessoa pela protagonista, Seraphina, o que torna fácil para entender suas emoções, sentimentos, sonhos e desejos, isso é essencial quando o segredo é revelado. Tudo gira em torno dela o que a torna uma importante peça para compreendermos melhor a guerra que estar por vir e as causas disso tudo, ainda mais que a história faz parte de uma série, sendo esse o primeiro livro. Os personagens, cenários, o enredo são muito bem elaborados o que nos deixa fascinado ao viajar pelo reino de Goredd enquanto acompanhamos essa fantasia.

O livro é muito bom e envolvente que vale a pena ser lido por qualquer leitor, amante ou não de ficção e/ou dragões. A leitura é rápida e rapidamente chegamos ao final que é excelente solucionando respostas para diversas perguntas mas também deixando um clima tenso para o que vai acontecer no segundo livro. Dessa forma é impossível não ficar curioso e ansioso para saber o destino de Seraphina, seus novos amigos, de sua vida amorosa e do reino.

O mundo não é grande o bastante para nós se não tivermos um verdadeiro trabalho. Os Santos têm um propósito para você. Ore, ande com o coração aberto, e você vai ouvir o chamado. Vai ver a sua tarefa brilhando diante de você, como uma estrela - Pag.356
A Autora:
RACHEL HARTMAN sempre foi apaixonada por música. A famosa canção renascentista "Mille Regretz" inspirou-a a criar esta obra de ficção fantástica baseada em música. Ela escreveu Seraphina enquanto escutava rock com gaita de foles bretã, polifonia italiana medieval, metal progressivo, música barroca latino- americana e música tradicional irlandesa. Rachel mora com sua família em Vancouver, no Canadá. Para saber mais sobre ela, visite seu site: www.rachelhartmanbooks.com 

Editora Jangada
Livro de cortesia para resenha. A editora Jangada e o blog Entre Páginas de Livros são parceiras.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

10 comentários:

  1. Oi, eu gosto desse tipo de trama, mas não sou tããão fã. Sempre é interessante dar uma chance e ler coisas diferentes. Vou anotar a dica aqui.
    Beijos de segunda para começar a semana bem!

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro
    Mas que capa linda, a estória também me interessou bastante
    Gosto de livro do gênero..
    Parabéns pela resenha e valeu pela dica

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa deste livro linda, apesar de cheia... Muita informação. Rsrsrs.
    *-* Amei a sua resenha e agora vou participar de tudo que é sorteio, quero este livro.
    A autora deve ter uma escrita fascinante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro chegou há pouco tempo pra mim e eu estou SUPER curiosa para começar a lê-lo logo. Parece ser incrível! Como eu REALMENTE estou precisando de uma literatura fantástica na minha vida, quem sabe esse seja O livro!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Caíquee..
    Esse livro me encantou só pela capa, não vejo a hora de começar a ler ele. Amo dragões e essa fantasia toda... Ai ai, mais uma série que promete vindo aí...Adorei a resenha...

    Beijos

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Também fui uma das pessoas que só de ver a capa do livro, fiquei encantada. Muito linda! A resenha também, eu gostei e espero ler o livro e não esperar muito tempo.
    Outra coisa que me chamou a atenção, foi essa frase que você colocou, de acordo com a página 356 do livro, muito bonita, reflexiva e profunda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi ninguém falar mal desse livro e não é atoa porque estou querendo lê-lo espero poder faze-lo em breve ^^

    Abraços.
    Guilherme - http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,Caíque!
    Acho essa capa linda! Nunca li nada do tipo. Nem conheço muito bem o mundo dos dragões. Por isso, acredito que iria gostar de lê-lo. O quote escolhido é bem legal.

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada. Parece uma obra fascinante!^^ Gostei da sua resenha e com certeza leria. È bom quando ficamos mega ansiosos para o lançamento de um segundo livro.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. DRAGÕES! Ah, como eu amo dragões...
    Mas sério, eu preciso muito desse livro, porque faz tempo que não sai nada legal sobre dragões no mundo literário....Mas eu não gostei muito dessa garota aí da capa, achei ela muito estranha.... Mas fazer o que né!?
    Abraços!
    P.S: Sua qualidade de resenha continua ótima!

    ResponderExcluir