05 abril, 2013

Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo | Resenha

Quando a existência é definida pelos sonhos de pessoas reais, a esperança surge.

Em Busca de um Final Feliz
Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo | 288 Páginas | Documentário / Não Ficção | Editora Novo Conceito 2013 | Preço: R$29.90 | Skoob | NOTA: 5/5

Obs: Disponível também em e-book.

Não vejo outra maneira de começar essa resenha sem antes apresentar-lhe a autora o livro em questão (Em Busca de um Final Feliz): Katherine Boo. Antes mesmo de ler a narrativa, a autora já chamou minha atenção conquistando também admiração pois ela é uma redatora em uma importante revista americana e já ganhou muitos prêmios nos últimos 20 anos com suas reportagens dentro de comunidades carentes onde observou como as sociedades distribuem oportunidades e como os indivíduos escapam da pobreza. Esse é o seu primeiro livro que precisou de um longo e árduo trabalho para sua escrito.

Katherine, que é casada com um indiano, resolveu encarar e conhecer os problemas da Índia, uma nação que está cada vez mais rica e poderosa no sistema capitalista mas que abriga 1/3 da pobreza e 1/4 da fome do planeta. Em 2007 ela viajou para uma favela indiana chamada Annawadi que está localizada perto do Aeroporto Internacional de Mumbai e de estilosos prédios que abrigam os turistas e pessoas da classe média. Essa favela não é a maior, abriga cerca de 3000 habitantes que sofrem na miséria e tentam diversos meios para conseguir dinheiro para sustentar a família, mas foi escolhida estrategicamente pela facilidade para abordar as histórias dos principais moradores que lutam para ter um final feliz ou até mesmo daqueles que desacreditam na vida.

O livro é um documentário que pode ser facilmente confundido com um romance devido a ótima escrita da autora, contém começo e meio, não tendo fim por se tratar de fatos verídicos, mas seu término ocorre depois dos 3 anos que a autora passou na favela observando tudo o que acontecia. O interessante é que Katherine não expõe explicitamente a sua opinião e nem se envolve nas coisas que acontecem, detalhando apenas o necessário sobre a vida sofrida dos personagens para que o leitor possa entender com clareza os acontecimentos sem deixar a leitura cansativa e/ou demorada.

O que a autora fez foi entrevistar os moradores de Annawadi para conhecer os seus sentimentos e suas histórias e ambições, tudo o que ela via também era transcrito no papel. É assim que conhecemos a família Hassan, constituída de 11 filhos, que sofre um preconceito por serem muçulmanos e por lucrar um pouco mais que outras famílias na separação de lixo reciclado. A vizinha deles é a Fátima (Perna Só), uma mulher deficiente que só queria um pouco de atenção, o que a fazia trair o marido com outros rapazes. Tal atitude era também observada por Asha, mas ela chamava atenção dos políticos para conseguir status na favela e dinheiro, claro. Sua filha, Manju era a única que estava cursando faculdade, era bonita, mas ao contrário da mãe era correta e queria ter um bom casamento. Também conhecemos Sunil, um garoto que é catador de lixo que sonha em um dia ter dinheiro e ''crescer na vida'' e outros personagens que marcam a narrativa.

Também vale ressaltar a vasta corrupção existente no governo indiano, a falta de atenção e a covardia que os policiais fazem com as pessoas menos favorecidas, que não são capazes de fornecer propinas para eles. Esses mesmos policiais exigiam, as vezes, dinheiro para os moradores de Annawadi que não podiam contestar por não ter direito a terra. O lento e falho sistema judicial, a violência e a falta de atenção de toda a população com os moradores das favelas também são muito bem retratados na história. É triste saber que enquanto os moradores de Annawadi precisam comer sapo, por exemplo, eu estou com ''toda mordomia''.

Em Busca de um Final Feliz é um ótimo livro para quem não se preocupa com finais felizes, mas realistas, e que está disposto a chorar e rir em alguns momentos. O livro forte e é capaz de prender, sem nenhum esforço, qualquer leitor que esteja interessado em ler algo que pode mudar sua visão de ver e encarar o mundo de forma verdadeira e humana. Clichê não define a obra de Kkatherine Boo que possui uma excelente tradução, revisão, narração, diagramação e capa, além de um ótimo prefácio que foi bem escrito por Zeca  Camargo, mas que deixa a desejar um pouco na tradução do título.

" Por algum tempo, eu tentei evitar que o gelo dentro de mim derretesse. Mas agora estou simplesmente me transformando em água suja, como todos os outros. Eu digo a Allah que eu O amo imensamente. Mas também digo a Ele que não posso ser melhor, porque ele sabe como o mundo é." - Abdul Hassan 
Espero que tenha gostado da resenha, é difícil escrever sobre essa narrativa englobando tudo o que acontece assim como o todas as causas de tanta miséria e pobreza existente em um país com a economia que mais cresce no mundo. Se ainda tiver alguma dúvida sugiro que você dê uma chance a esse livro, por mais que o gênero seja um pouco mais forte e adulto vale a pena entender melhor as coisas que acontecem no mundo em que vivemos.

Copyright 2013© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer parte desse texto sem autorização do autor.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

  1. Oi, fiquei arrepiada ao ler sua resenha. O livro é pra mim! Eu não me importo com finais felizes na literatura hehehe
    Pergunta: o Zeca Camargo trabalha na NC? Não é o primeiro prefácio dele nesses últimos lançamentos, né?
    Bks

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei ter conhecido essa história!! Vou ficar louco por ele agora. É muito meu estilo de livro. E essa fotos marcaram bastante a resenha, parabéns!

    Abraço!

    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei sua resenha belíssima e ela abriu meus olhos para muitas coisas, tem certas situações que vemos e queremos deletar do nosso campo de visão, mas é bom olhar para o lado e ajudar ao próximo, afinal ninguém é melhor do que ninguém. O livro me cativou agora e fiquei muito curiosa para ler, esperava algo diferente, mas vejo que me enganei e adoraria ler.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha.O que mais me impressionou,foi que esse livro não é mais um dos romances que costumamos de ler,de tratar de casais que se apaixonam ou coisa assim.Muito interessante mesmo! Um livro chocante que nos mostra uma realidade vivida em algum país e voltado,sobretudo,para a questão humana e que nos faz repensar sobre esses valores e sobre no que podemos fazer para mudarmos o mundo,partindo de atitudes de nós mesmos,e que, de alguma forma,nos faça tomar consciência dos nossos atos daqui para frente.
    Se possível, vou ler ele sim. Muito bom, Caíque!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é o próximo da minha lista, e a temática me deixa completamente louca para pula-lo na frente dos outros haha'
    MUITO boa sua resenha.
    Parabéns.

    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,Caíque!
    Estou muito ansiosa para ler esse livro. Quando foi anunciado seu lançamento fiquei imediatamente interessada em lê-lo. Sem conhecer a história fantástica de vida dessa mulher, o livro me conquistou primeiramente por sua bela capa. Logo em seguida, a sinopse me ganhou. Tenho certeza que a narrativa deve ser incrível, e o fato da autora construir uma história que esteja próxima a realidade que ela já presenciou faz com que tudo evolua naturalmente.Adorei sua resenha!!!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Caíque!
    Estou querendo ler esse livrou, pois nunca li algo do estilo, e acho que irei gostar, pois esse assunto me toca.

    Adorei sua resenha!

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã deste estio mas este livro parece ser lindo! A resenha me instigou. Estou curioso para ler.
    Seguindo, te espero no meu blog.
    http://www.desatando-nos.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu amooo esse tipo de livro e estou ansiosa para ler. Será a minha próxima leitura.
    Amei sua resenha, vc conseguiu transmitir a essência do livro. Parabéns
    Beijos
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir