27 março, 2013

Uma questão de confiança - Louise Millar | Resenha

 Uma Questão de Confiança

Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado.


Li Uma Questão de Confiança com um pé atrás em relação a narrativa. Não esperava que o livro fosse bom porque quando li os primeiros capítulos achei a história um pouco parada e sem vida. Porém isso foi melhorando muito nas demais páginas devido, principalmente, ao dinamismo da escrita da Louise Millar. Digo isso em razão de que o livro tem muitos capítulos curtos (58 para 382 páginas) e cada um deles conta a história de uma das protagonistas revezando entre primeira e terceira pessoa de modo que Callie conta sua própria história e o que acontece com Debs e Suzy é contado pela própria autora, e posso dizer que esse recurso ficou muito bom e bem planejado.

Toda a história começa em um subúrbio de Londres onde conhecemos Callie e Suzy, duas mulheres que são amigas de longos anos tendo em comum seus filhos, mas essa é a única semelhança entre elas. Callie é pobre, divorciada e cuida sozinha da sua filha Rae que é muito amiga do Henry, filho da Suzy, que diferente da amiga é casada com um cara bonito que tem uma boa renda. As duas amam muito os filhos e dividem o tempo saindo para diferentes lugares e aproveitando a vida para não ficar em casa sem fazer nada enquanto os meninos estudam.

Tudo parece dar certo até que Callie decide arrumar um emprego para ficar mais independente e ter um dinheiro para si. Essa ideia não é muito aceita pelo pai de Rae e aparentemente nem por Suzy que percebe que aos poucos vai perder a amiga para colegas de trabalho ficando sozinha em casa, mas ela não demonstra isso de maneira alguma para Callie, explicitamente. No meio disso tudo surge Debs, uma personagem chave que sequer aparece na sinopse (que não ficou legal), que tem um passado misterioso o que faz com que ela seja um pouco sismada com tudo e todos. Ela se mudou recentemente  para o subúrbio com o marido, conseguindo um emprego de professora, na escola de Rae. Todas as ações dela são suspeitas e estranhas sendo titulada assim por Suzy que parece não gostar da nova vizinha.

Quando chegamos a esse ponto do livro, depois de sermos apresentados aos poucos a esses personagens é que toda a tensão começa. Na verdade não demora muito para as coisas irem acontecendo, mas precisamos conhecer cada personagem e entender sua história para mergulharmos no suspense que vai surgindo e quando ele surge vemos e compreendemos que nem tudo é o que parece ser e não sabemos mais em quem confiar. Qualquer frase que lemos submete a algo importante a ser explorado adiante que te revela pistas sobre cada uma dessas pessoas. Porém não espere muitos momentos de tensão, eles são ''mornos'' porém são realistas e bem planejados, não é nada como livros de suspense, mas te segura muito fazendo com que as páginas virem sozinhas e talvez você conheça alguém que passou por uma situação bem parecida.

Como você pode perceber, os personagens são comuns, com histórias comuns o que deixa o livro bem realista e humano, afinal todos cometem erros e nem sempre sabemos em quem podemos confiar. O enredo me lembrou o livro Cuco, se você leu e ler esse vai poder encontrar semelhanças. A autora descreve bem a história de cada uma das três mulheres apresentadas acima, assim como o cenário e o tempo sem deixar cansativo e confuso. Porém acho que o começo poderia ser melhor e outros fatos poderiam ser mais explorados aumentando principalmente os momentos de tensão.

No mais eu gostei do livro e indico a todos que estão a procura de um romance mesclado com suspense e dramas familiares que te prenda por um bom tempo. A leitura flui rapidamente e é agradável e conta com a ajuda de uma diagramação diferente e legal feita pela Novo Conceito que também fez uma boa revisão e um trabalho bem legal com a capa que ficou simples mas bonita. Se tiver alguma dúvida leia, vale a pena.

Uma questão de confiança - Louise Millar | 384 Páginas | Ficção / Thriller | Novo Conceito 2013 | Preço sugerido: R$31.90 | Nota geral: 4

A autora: Louise Millar

Louise Millar cresceu na Escócia. Começou a carreira de jornalismo como editora-assistente freelancer em publicações como Smash Hits, Kerrang!, NME e Empire, quando passou a escrever artigos para revistas femininas e jornais. Foi editora sênior da revista Marie Claire por cinco anos, antes de escrever seu primeiro romance e livros de memórias. Atualmente, vive em Londres com o marido e dois filhos.

Blog Entre Páginas de Livros - Copyright 2013© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer parte desse texto sem autorização do autor.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Parece ser bom o livro. No início pelo que li nessa resenha, deve ser bem cansativo mesmo, mas gostaria de ler esse livro porque ele acabou me interessando. (:

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, o livro não me atraiu o suficiente para lê-lo. Algo na história me incomodou, pelo fato de ser extremamente realista. Acho que o livro não funcionará comigo, mas pode ser que funcione com outros leitores.

    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro há poucos dias e confesso que não curti muito. Demorei 3 semanas para ler o coitado e ele só me cativou nas últimas 80 páginas. kkk'
    Ótima resenha. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Me interessei por esse livro por trazer uma história bem diferente das que tenho lido ultimamente, além de ser um tema que adoro.

    Abraços,
    Asas Literárias.

    ResponderExcluir