29 de outubro, sabe que dia é hoje? Dia Nacional do Livro. Apesar de ser um dia importante, acredito que essa data vai passar despercebida por muitas pessoas, pois o Brasil ainda não valoriza tanto a literatura. Eu mesmo, que tenho um blog literário e possuo minha paixão pelos livros fui descobrir que dia é hoje quando eu estava assistindo o programa do Faustão quando ele falou bem brevemente sobre o dia Nacional do Livro.
É através dos livros que podemos fugir dos problemas do nosso dia-a-dia para mergulhar em um ambiente totalmente novo criado pelo autor. Neste novo e inexplorado mundo conhecemos novos personagens cativantes e inesquecíveis, lugares inéditos assim como os costumes, hábitos, governo e a sociedade. Passamos a ser um observador de histórias, onde estamos vivenciando tudo que está acontecendo diante dos nossos próprios olhos. Rimos, choramos, ficamos com ira, ansiedade, com medo e tentamos encontrar um final para a história que no fim nos surpreende e quando infelizmente acaba nos deixa com imensa saudade e querendo ler ainda vez mais para saber o que vai acontecer com o nosso personagem favorito depois que tudo foi solucionado.
Ler significa mais que entrar em um novo mundo. Lendo adquirimos conhecimento, melhoramos a nossa escrita e conhecemos novas palavras. Temos uma noção ampla das diferentes culturas existentes no mundo, dos diferentes hábitos das pessoas, assim como a culinária, música, esportes, política e muitas outras coisas. É lendo que nos tornamos mais refletivos, podendo formar assim ideias próprias e maduras de um determinado fato, sendo mais críticos e entendendo diferentes assuntos. Ler significa estar sempre atualizado, entender a nossa história e compreender os estilos de época da nossa literatura. Além disso tudo, também nos distraímos lendo, é um momento de lazer muito produtivo e viciante.
O nosso país teve seus primeiros livros editados a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi ''Marília de Dirceu'' de Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos livros, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura. Foi em 1925, na República Velha, que o Monteiro Lobato fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento para o Brasil.
"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"
Agora é a sua vez de comemorar essa data. Leia mais, propague a leitura para seus amigos e conhecidos. Ler vale a pena, é um excelente investimento. Que tal agora procurar um bom livro para ler? Se possível opte pelos nacionais e faça a nossa literatura valer a pena.
Uma homenagem do blog Entre Páginas de Livros para o dia 29 de outubro.
Blog EPL - Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Pra mim esse dia não passa despercbido, os livros são muito importantes para mim, eles me tiram dessa vida chata que eu vivo, com eles eu sinto emoções que eu nunca sentiria, acho o cúmulo quando pergunto para alguém o que ela gosta de ler e ela fala que não tem costume de ler nada, quando será que as pessoas vão acordar para o prazer da leitura?
ResponderExcluirAbraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Adorei a postagem e achei legal as informações eu não sabia disso tudo.
ResponderExcluir