01 agosto, 2012

[Resenha] Tempest de Julie Cross

   Esqueça tudo que você já sabe sobre filmes e livros que retratam o tema de viajem do tempo. Tempest é   diferente, uma viciante ficção fantástica de tirar o fôlego de qualquer leitor. Ao começar a ler esse livro você ficará preso nas páginas e só voltará ao tempo quando terminar de ler. - Adicione o livro em sua prateleira no Skoob.


Obs: essa resenha possui legenda no final no post explicando algumas expressões. Confira o significando ao ler a resenha para ficar mais claro o seu entendimento.

   Tempest é o primeiro livro da trilogia escrita por Julie Cross, o único lançado até o momento. Nessa obra conhecemos Jackson, um jovem de 19 anos que descobriu que pode viajar no tempo durante um cochilo que deu em uma aula de sua faculdade no ano de 2009. Depois de vários testes sugeridos por seu amigo nerd, Adam, o único que sabe de seus ''poderes'', ele constata que de início não possui habilidade para voltar mais de 48 horas no passado e de maneira alguma encontra métodos para ir no futuro. Nessas viagens ele não consegue alterar nada no seu presente, portanto utiliza dessa habilidade para seu divertimento e descontração.
   Mais esse quadro se inverte quando em uma manhã aparentemente tranquila dois homens estranhos, parecidos com agentes do governo, invadem o dormitório onde Jackson e sua namorada Holly estão. Na confusão e enquanto o casal estava tentando fugir do quarto, um dos agentes atira na garota, e o jovem desesperado com o que tinha acabado de acontecer salta no tempo. Mas dessa vez foi muito diferente, pois  pela primeira vez, diferente de quando ele fazia meio salto*, ele fez um salto completo* no tempo.
   O garoto aparece em uma lanchonete, sem saber o ano que em que estava, ao conferir se surpreendeu: era 2007. Como ele conseguiu saltar dois anos para o passado? O maior problema e que de maneira alguma ele conseguia voltar para o ano em que viera. 2007 era o seu presente agora, sempre que ele tentava voltar para 2009 acabava saltando para anos antes de 2007. Porém, para a sua surpresa, em um desses meio-saltos* ele vê seu pai mais jovem e percebe que talvez ele seja um agente da CIA. Porém as suas surpresas não param por aí, pelo contrário, estão apenas começando.
   Um pouco mais conformado, Jackson não encontra outra saída a não ser a seguir com a sua vida em 2007, e acaba descobrindo muitas revelações que podem alterar toda a sua vida trazendo várias consequências. Mas, mesmo com todas essas reviravoltas ocorrendo, ele não esquece dos seus amigos em 2009, e tenta reaproximar deles para tentar mudar o que estava prestes a acontecer quando ele fez o salto completo no tempo.
   A questão é: será que ele vai conseguir dar outro salto completo para voltar para o ano de 2009, mudar tudo e salvar a sua namorada, e agora a sua própria vida? Só lendo esse livro para descobrir...

   O livro é narrado em primeira pessoa pelo Jackson, e a cada capítulo temos a informação do ano, dia e horário de quando tudo está acontecendo. Isso facilita muito a leitura o entendimento por parte do leitor. Por mais que minha resenha possa estar um pouco confusa, a autora conseguiu explicar tudo por meio dos diálogos entre os personagens.
   O fato da estória ser contada pelo Jackson também facilita muito a leitura que possui uma linguagem jovem, bem comum. Podemos entender todos os seus sentimentos diante das diversas situações que ocorrem no livro, como romance, suspense e amizade.
   Outro fato importante a ser destacado é a descrição e construção dos cenários e a riqueza de detalhes que ocorreram muito bem, de modo que o leitor consegue visualizar cada momento da narrativa, como se fosse um filme. Mas não se preocupe que isso não deixa o livro carregado de informações, pois a autora faz isso tudo citando apenas o necessário para nosso entendimento.
   Tudo é explicado nas duas partes em que a estória é contada (Jackson em 2009 e em 2007), incluindo tudo sobre o nascimento do garoto e as razões dele ter o incrível dom de saltar no tempo. Observamos que todas as coisas que a autora escreveu foram bem pensadas, pois tudo está incrivelmente ligado. Também somos informados de mais coisas que nos deixam com muitas dúvidas para saber a explicações, mas essas a autora deixou para serem explicadas nos próximos livros da trilogia.
   Em síntese eu diria que Julie Cross conseguiu distribuir bem toda a narrativa em suas 360 páginas, de modo muito viciante, eletrizante e envolvente. Como eu mesmo disse: ao começar a ler esse livro você ficará preso nas páginas e só voltará ao tempo quando terminar de ler.
   Bom, acho que é isso que tenho para dizer, se eu ficar escrevendo mais acabarei contando o livro todo... Minha dica é: leia, tenho certeza de que qualquer um que ler Tempest vai adorar o livro, é um investimento na compra que será satisfatório ao ler essa narrativa. Eu definiria a estória como uma ficção mesclada com um pouco de romance, suspense e muitas reviravoltas. Pelo jeito, promete fazer muito sucesso, ainda mais que um filme baseado no livro será lançado em breve.

   *Para que você, leitor, possa entender melhor: 
Meio salto = É quando Jackson consegue saltar no tempo por algumas horas, mas logo volta para o lugar de onde estava. Nada que faça altera o seu presente. Ele consegue ver o seu outro ''eu'' na época em que ele saltou.
Salto completo = Quando Jackson salta no tempo e acaba indo para outra ''linha do tempo'', uma nova base principal é criada, e o seu ''eu'' some quando ele aparece.

Capa: 5/5 - Narrativa: 5/5 - Estória 5/5 - Diagramação: 5/5 - Nota geral: 5 (Excelente)


Onde comprar?

Caíque Fortunato - Administrador
  Skoob / Twitter / Facebook
Blog EPL - Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.

OBS: Obtive muitos problemas com a plataforma Diqus como já falei para vocês em outro post. Portanto, perdi alguns comentários nessa resenha, mas consegui recuperar muitos que postarei abaixo:

Oi Caique! Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não conhecia nada sobre o enredo! Parece muito bom mesmo! Seu entusiasmo foi evidente!
Gosto de histórias de "viagem no tempo", e esse parece bem legal mesmo!
Espero poder ler em breve!
Beijos,
Inara - http://lerdormircomer.blogspot.com

Uau! Eu quero lê esse livro. adorei a sua resenha e a curiosidade bateu sobre a trama e se ele vai consegui voltar ao seu tempo e salvar a sua namorada além de saber de tudo...
SUELLEN

ossa! Não tinha ouvido falar desse livro até a sua resenha! D:
Parece ser super envolvente meeesmoo! Além da estória ser uma ficção bem do gênero que mais gosto!
Eu precisoooo desse livro, agora! kkk
Adorei a resenha!
Rafa-@EuMaisLivros 

Cara, sabe que eu li bem pouco sobre o livro? Primeira resenha que eu leio é a sua, rsrsrs
Eu me interesso bastante pela leitura. É um YA diferente, quero ler! Adoro viagem no tempo!
Abraço! - LUCAS MARTINS

Esse livro parece ser muito legal! Viajar no tempo acreditoo ser o sonho de qualquer um. Bom, não sei porque, mas me lembrou o filme te amarei para sempre, onde o cara viaja no tempo tbm! Adoreii.
Beijocas! PALOMA

Eu acabei de pegar esse livro pra ler. Depois da sua resenha eu pulei alguns na frente. Com certeza será um dos próximos.
Agora tenho certeza que vou amar a leitura!!!
Parabéns!!
Bjkas
Alessandra Tapias

Oi!
Eu estou querendo esse livro desesperadamente, sua resenha só fez aumentar
minha expectativa ainda mais, notei que você gostou muito dele, acho que só por
ter esse lado mais ficcional já atrai a atenção do leitor.

Oi Caique!
Como é bom saber que o livro é mesmo bom, me anima por ter menos chances de me decepcionar com a obra. hahaha
Quero muito ler Tempest, acho a capa linda e a história é daquelas que chama a minha atenção, sem falar que é narrado por um homem, são tão raros livros juvenis narrados por homens.

Achei o livro parecido com um filme que vi, Jumper. E a capa é relacionada com o roteiro, o que já faz meus olhos brilharem.
Parabéns pela resenha.
Abs, CAÇADORA DE LIVROS

Adorei a resenha!
É a segunda que leio sobre esse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler! rs
Mas como a minha pilha de leitura está gigantesca, "Tempest" terá que esperar mais um pouco! Haha

Mas gente! Bela resenha! Não sei porque, mas enquanto a lia, lembrei de um filme chamado "Jumper". Só que pelo que me lembro, ele se teletransporta em tempo real - ok, parece meio nada a ver. Continue assim e o livro parece mesmo ser bacana.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    É a segunda que leio sobre esse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler! rs
    Mas como a minha pilha de leitura está gigantesca, "Tempest" terá que esperar mais um pouco! Haha


    BjOhttp://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mas gente! Bela resenha! Não sei porque, mas enquanto a lia, lembrei de um filme chamado "Jumper". Só que pelo que me lembro, ele se teletransporta em tempo real - ok, parece meio nada a ver. Continue assim e o livro parece mesmo ser bacana.

    ResponderExcluir
  3. Puxa adorei a sua resenha, e eu fiquei ainda mais ansioso para ler esse livro, eu estou de olho nele desde que eu li a sinopse dele pela primeira vez, antes mesmo dele ser lançado aqui no Brasil, agora ele já chegou e eu estou sem dinheiro para comprar :(
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler Tempest, por que finalmente tem um tema bem diferente. A ainda vai ter um filme \o/ Definitivamente tenho que ler!
    Adorei a resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Noossa eu não vejo a hora de comprar esse livro ameii!!

    ResponderExcluir