28 maio, 2012

Os Arquivos de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle


   Shelock Holmes é um antigo personagem do ilustre autor Sir Arthur Conan Doyle que até hoje inspira autores de livros de suspenses e é adorado por muitos leitores. A editora Martin Claret resgatou e lançou vários clássicos do autor, como esse ''Os arquivos de Sherlock Holmes''. Eu simplesmente adorei o livro e gostei de todos os doze contos presentes no livro.

Sinopse:“Era uma satisfação para o dr. Watson encontrar-se uma vez mais na sala em desordem do primeiro andar de Baker Street, ponto de partida de tantas aventuras memoráveis.” No entanto, ele não esperava encontrar o seu amigo Sherlock Holmes correndo perigo. O incrível detetive inglês estava prestes a concluir o caso da Pedra Mazarino e estava sendo ameaçado de morte. O toque da campainha parecia anunciar a Watson um destino trágico para aquela noite. Essa é uma das mais fabulosas histórias narradas por Watson sobre as aventuras do detetive inglês mais arguto do mundo, e este é o último livro escrito por Conan Doyle sobre Sherlock Holmes. O volume reúne 12 contos: A pedra Mazarino, O problema da ponte de Thor, O homem que andava de rastros, O vampiro de Sussex, Os três Garridebs, O cliente ilustre, Os Três Frontões, O soldado pálido, A juba do leão, O fabricante de tintas aposentado, A inquilina de rosto coberto e O velho solar de Shoscombe.

   Os arquivos de Sherlock Holmes é o melhor livro que já li do Sir Artur Conan Doyle, nele podemos encontrar doze contos do personagem, sendo que a maioria é narrado pelo Watson exceto O soldado pálido e  A juba do leão que são narrados pelo próprio Sherlock Holmes, em um dos contos Watson casou-se, o que justifica o fato dele não ter narrado o conto. Foi uma experiencia totalmente nova ler um conto contado pelo próprio Holmes, isso deixou as estórias mais legais e deixa a leitura mais diferente, agradável.
 Todos os contos nos deixam com um triste clima de despedida do famoso detetive, eles foram as últimos doze estórias criadas pelo autor, sendo publicados originalmente pela revista Strand Magazine nos anos de 1921 a 1927. Os textos também nos traz lembranças e prazeres compartilhados entre Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Watson. Todas essas características fazem essa obra ser especial, os melhores contos selecionados em um único livro.

   Como característica em comum de todos os livros com as histórias de Sherlock, todos os contos contém mistérios que parecem insolúveis para qualquer pessoa, o leitor se prende e fica querendo saber a resolução de cada caso que são incrivelmente solucionados pelo detetive. Sendo assim, nos surpreendemos a cada página, com cada conto e terminamos de ler o livro com aquele gostinho de quero mais. O ritmo dos mistérios e leve e envolvente, capaz de agradar qualquer leitor, até mesmo aquele que não gosta do gênero policial.

   Um fato legal e que acho legal citar é o aparecimento das mulheres ibero-americanas em três contos do livro, uma brasileira, uma peruana e uma espanhola cuja família governou o estado de Pernambuco durante gerações. 

''Adeus, pois, a Sherlock Holmes, leitor. Agradeço-lhe a sua constância no passado e espero que tenha recebido algum retorno na forma de distração das preocupações da vida e de mudança estimulante de pensamento, o que só pode ser encontrado no reino maravilhoso do romance.''

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Os arquivos de Shelock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
Páginas - 288
Editora - Martin Claret
Lançamento - 2011
ISBN: 9788572328265
Nota:  (5 de 5)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Livro na internet: Skoob
--------------------------------------------------------------------------------------------------


Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

10 comentários:

  1. AMO Sherlock, mas nunca li esse livro. Adoraria ler um conto narrado pelo próprio detetive.
    Achei legal a presença das ibero-americanas.

    Adorei a resenha, Caíque.

    Beijos,

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum conto, simplesmente nada ligado a Sherlock (estou me sentindo um ET), todos falam mto bem, eu nunca vi alguém dizer que é ruim nem nada disso.
    Amo o gênero policial, e mistérios que parecem não ter solução me cativam como leitora.
    é bom saber que essa edição da Martin não decepciona, entrará para minha lista de desejados :)
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena, quando você ler um conto de Sherlock vai ver o que estava perdendo, todos são muito bons. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Acho que vou dar mais uma chance a Holmes, depois de ter decepcionado com a primeira obra que li dele. =/
    Achei que sempre prometera muito e não foi quase nada.
    Mas gostei de sua resenha, parabéns!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! O conto contado pelo próprio Sherlock é muito bom, é o que diferencia o livro...

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de gênero policial, mas gosto muito das histórias de Sherlock Holmes. Li poucos livros dele mas achei muito legal a forma como ele desvenda os crimes.
    Assim que puder vou ler esse livro também.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  7. Oi Caíque!
    Gosto bastando dos livros do Sherlock e acho a escrita do Sir Arthur sensacional!
    Não fazia ideia que os contos desse livro eram os últimos escritor por ele. Na verdade até achei estranho, afinal, em As Aventuras de Sherlock Holmes Watson já está casado, tanto que ele próprio relata que devido ao casamento acabou deixando de acompanhar Holmes em muitas das suas investigações.
    Enfim, adorei a resenha e só me deixou ainda mais curioso em ler mais esse livro do Sherlock. Abraço!  (:

    ResponderExcluir
  8. Eu também fiquei meio estranho esse ser o último livro do autor, mas pesquisei em alguns sites e realmente esse é o último livro. Acho que somos dois que gostam da escrita de Sir Arthur Conan Doyle, sou fã do autor e do ilustre personagem criado por ele. Que bom que você gostou da resenha :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Uau! Eu ainda não li um livro dele, mas agora quero ler todos... Adorei!

    ResponderExcluir
  10. eu ja li o signo dos quatro e o estudo em vermelho

    ResponderExcluir