Grande parte da população anda apressada hoje em dia, basta olhar para o centro de uma cidade para ver a correria das pessoas que estão sempre atarefadas e lutando contra o tempo. A movimentação e circulação das pessoas é intensa, mesmo assim encontramos os amantes da leitura que sempre conseguem um tempo para ler, mas infelizmente estes são poucos.
Sempre com o tempo corrido, gosto de ficar observando as pessoas quando pego o transporte coletivo, tanto o metrô ou ônibus, e quase sempre encontro alguém lendo um livro. Fico tentando decifrar qual livro a pessoa está lendo, qual é o assunto e editora, fico querendo saber se eu já li, se conheço ou não. Não entendo a razão desse ato, dessa curiosidade, mas acho legal ficar decifrando. A partir disso começo a viajar nos meus pensamentos. Fico pensando o quanto a leitura tem desvalorizado nos dias de hoje, o quanto o interesse dos jovens por livros tem diminuído. Sempre existe um preconceito ligado a literatura, as pessoas que a desconhecem pensam que os livros de hoje em dia podem ser comparados com os clássicos da nossa literatura, que não são ruins mas possui muitas palavras que hoje foram ''esquecidas'' pela norma culta e tornam a leitura destes um pouco complicada e demorada. Mas a falta do hábito da leitura tem trazido consequências para os jovens em geral, podemos perceber isso na escrita, ao tentar fazer uma redação, na falta de concordância, erros, vocabulário curto e na criatividade. Não estou dizendo que domino tudo isso e sou um ótimo escritor só porque eu leio, na verdade estou longe disso, mas tenho percebido que já melhorei bastante após começar a ler, e fico muito feliz por ter esse hábito.
Ao ler, as palavras abrem as portas da minha imaginação, eu me imagino dentro da história, junto do protagonista em cada momento, imaginando como seriam os cenários, sofrendo, chorando, sorrindo e aprendendo com cada personagem. A cada livro que leio aprendo coisas novas e vivo uma aventura, conheço novos lugares e viajo pelo mundo. E essa prazerosa prática eu não consigo largar. Não consigo comparar um livro com um filme ou uma série, pois não é a mesma coisa. Estou virando um amante dos livros e queria que mais pessoas fossem assim.
Ao perceber, já se passou grande parte do tempo e eu ainda pensando nisso tudo, fico lembrando de livros que já li e o que aprendi com eles, cada estória diferente, e fico feliz ao ver alguém lendo também, aproveitando o pouco tempo que tem. Quase sempre consigo decifrar o livro que a pessoa está lendo, a maioria eu já li, ou pelo menos conheço. Observo que agora tem um banco disponível para me sentar, sento, pego meu livro e começo a ler na esperança de que um dia tudo possa mudar e que as pessoas leiam mais.
Oi Caíque!
ResponderExcluirGeralmente tenho esse ''problema'' de querer o que as pessoas estão lendo. As vezes fico muito bitolada querendo ver e depois até penso que a pessoa em questão pode achar que sou doida. Vai entender, não sei o que acontece e o porquê dessa curiosidade.
Beijos.
Descordo de você sobre a leitura estar diminuindo ao passar do tempo com os jovens. Vários jovens estão se tornando leitores assíduos, mas, o que ocorre, é que este número ainda é muito pouco e poucos incentivos por parte do governo encontramos por aí.
ResponderExcluirGostei bastante da sua reflexão e curiosidade quando ver alguém lendo um livro.
http://jessicristina.blogspot.com.br/
Que reflexão maravilhosa vc fez, concordo que comparando os jovens de hoje com os de 50 anos atrás os de hoje leem bem pouco, mas vejo que isso está mudando bem aos poucos, cada vez mais adolescentes descobrem o prazer da leitura, é uma pena muitas vezes eles apenas se limitem aos livros que estão na moda e não se interessam pelos clássicos que também são muito bons.
ResponderExcluirhttp://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Adorei a cronica e olha que assim como você a minha vida mudou com a leitura não sou uma doutora em letras, mas posso me considerar melhor que antes.
ResponderExcluirAdorei!
Oi Caique
ResponderExcluirÓtimo texto
Eu tmb sinto que passei a escrever bem melhor, após ter começado a ler mais frequentemente.
Acho que um dos maiores problemas pelo quais as pessoas não se interessam tanto por ler, é o preço dos livros - que não são acessíveis para as famílias de baixa renda - e a falta de incentivo.
Bjos
Gosto muito de ler também e acredito que a leitura pode ajudar muito as pessoas independente do tipo de leitura que ela prefira, um livro, revista ou jornal.
ResponderExcluirQuando estou no Ônibus e vejo uma pessoa lendo também fico curiosa para saber qual livro é e se eu já li eu fico com vontade de perguntar se ela está gostando.
Bjins.