25 maio, 2012

Bienal de Minas, eu fui.

   Para quem ainda não sabe, está acontecendo a Bienal do Livro de Minas, que começou no dia 18 e termina neste domingo, dia 27 no Expominas. Eu, claro, não poderia ficar de fora dessa oportunidade e fui conferir o evento na quarta-feira. Estava muito ansioso para saber das novidades literárias e poder comprar e ler novos livros que estão na minha lista de desejados.
   Ao contrário do que eu imaginei, a Bienal deste ano ficou um pouco sem graça. Poucas editoras estavam lá com seus stands, e a programação ficou um pouco vaga. Lembro-me de quando eu fui em 2008, tinha muitos eventos, brindes e mais stands de editoras que vendiam livros com preços mais acessíveis, ao contrário dessa edição. As grandes editoras, Arqueiro, Sextante, LeYa, Intrínseca, Novo Conceito, Planeta e outras estavam localizadas no grande stande da Livraria Leitura. A maioria delas não enviaram representantes, nem autores de livros publicados em seus catálogos. A Novo Conceito, nos dois primeiros dias do evento, criou uma sessão de autógrafos com dois autores nacionais, com a Tammy Luciano - autora de Gratora Replay e Chico Annes - Autor de O sonho de Eva. Mas eu sei só isso, faltou divulgação e incentivo de outras editoras para mais pessoas irem na Bienal. Uma editora que estava com seu stande posicionado lá é a Martin Claret, que é parceira do blog, achei muito legal o trabalho desta editora que estava com todo o seu catálogo de ótimos clássicos da literatura com preços muito interessantes.
Como falar com um viúvo   Sem muitas outras editoras para visitar, restaram outras livrarias que estão na bienal. Fiquei um pouco triste porque a Livraria Saraiva não estava nesta edição, somente a Editora Saraiva, mas nenhum livro desta me agradou muito. Andando um pouco, vi que uma das livrarias estava vendendo livros de apenas dez reais, fui visitar e acabei comprando o livro Como falar com um viúvo do autor Jonathan Tropper, lançado pela Arqueiro. Uma amiga minha acabou comprando dois romances que aparentam ser muito bons, nesse mesmo lugar.
Vida em tons de cinza, A   Após 2:30h, cansado e um pouco decepcionado por minhas expectativas não corresponderem com o que vi na Bienal decidi ir embora, faltaram mais standes e uma programação melhor e mais diversificada. A organização do evento estava legal, com seguranças e um mapa para que ninguém se perdesse dentro do local. Além disso há uma praça de alimentação e pequenas pracinhas para os visitantes descansarem um pouco. A entrada custa 8 reais, e 4 para estudantes que pagam meia mediante a comprovação através de uma carteirinha ou declaração escolar.
   Logo depois, fui no Shopping Cidade, na capital de BH e comprei mais um livro, desta vez na Leitura. Acreditem, o livro estava barato e não tinha o achado no stande da livraria na Bienal. Esse livro foi A vida em tons de cinza, também da Arqueiro, e eu já estou na metade da leitura.
   O dia foi bem proveitoso, por mais que eu não tenha gostado muito da bienal achei que valeu a pena ter ido. Indico para todos os mineiros que possam ir no evento, pois a próxima oportunidade ocorrerá apenas em 2014 e talvez nos últimos dias do evento a programação esteja melhor e os livros mais baratos.

Obs: A Vida em tons de cinza até agora tem sido um livro muito lindo, estou gostando muito da obra. Em breve redijo uma resenha sobre a história.
Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Olá Caíque.
    Pena que a Bienal desse ano não te agradou.
    Eu nunca fui em uma bienal e estou torcendo muito para conseguir ir na que vai ter perto da cidade que eu moro.
    Aguardando a resenha de A Vida em Tons de Cinza
    Bjins.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ir em uma bienal, por mais que não tenha gostado muito dessa gostei de ter ido e visto um tanto de livro kkk. Logo termino de ler o livro e posto a resenha, a cada página que leio de 
    A Vida em Tons de Cinza passo a gostar ainda mais da história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Legal a Bienal de Minas! :D
    Eu quero ler A Vida em Tons de Cinza! Eu tive esse do viúvo, mas troquei no sebo, rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque!  =DD
    Uma pena que a Bienal foi tão boa quanto poderia ser. Ano passado teve a do Recife que é a Capital aqui de PE, que fica a umas duas horas aqui da minha cidade, não pude ir, entretanto, dois amigos meu foram e relataram quase o mesmo que você. Que a Bienal não estava tão interessante, nem os preço estavam tão acessíveis assim.
    Mas a algumas semanas uma notícia me deixou super feliz. Aqui na minha cidade terá a Bienal do livro! Em setembro! Estou extremamente ansioso, mas acredito que esse não será um evento tão grande, afinal, a cidade não é tão grande também. De qualquer forma fiquei extremamente feliz!
    Abraço!  o/

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente podemos perceber que no Brasil os livros ainda são caros, mesmo em grandes eventos. Acho que isso dificulta um pouco o acesso a leitura... Mas enfim, achei muito legal que terá uma bienal em sua cidade, você deve estar contando os dias igual eu estava para a bienal de Minas. Espero que seja legal, depois você fala como foi...

    ResponderExcluir