O Menino do Pijama Listrado é um livro que já ganhou sua adaptação para o cinema e ainda faz muito sucesso, isso por causa do enredo triste e comovente baseado no cenário da Segunda Guerra Mundial na Europa muito bem escrito pelo ilustre autor John Boyne. Esse livro é o tema da sexta edição da coluna Capas pelo mundo.
Sinopse e capa brasileira:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Confira abaixo as capas encontradas e seus respectivos países de origem:
Brasil - Capa do livro publicado pela editora Cia das Letras e do filme. Ambros baseados nas capas dos Estados Unidos
--- 
As capas se baseiam em um tom azul, triste que tem haver com o pijama listrado e com a triste e emocionante história do livro.
Focando agora nas capas, apresento a versão respectivamente dos países: Austrália, República Tcheca, China e Estônia.
Alemanha é um dos pucos países que lançaram duas capas diferentes para esse livro que estão respectivamente mostradas abaixo, em seguida vem as capas do Vietnã e a versão britânica.
Existem outras capas, mas todas seguem a linha de alguma dessas acima. De todas essas eu gostei mais da brasileira, uma capa onde conseguiram englobar parte da narrativa, o que é difícil de ser encontrado nos dias de hoje na linha editorial, como já apresentado nessa coluna, tem muitos livros que tem a capa contraditória com o tema principal, diferente desse.


São todas meio parecidas, então gostei de todas, ainda não li o livro e chorei horrores com o filme.
ResponderExcluirEu nunca fui com a cara desse livro...peguei um preconceito com ele e uma pirraça de ler por um motivo bobo aí e nunca li. Mas as capas que ele tem são bem bonitas, apesar de se parecem em sua maioria.
ResponderExcluirGostei das capas e as capas brasileiras são mais bonitas.
ResponderExcluirJá ouvir falar muito da história. Infelizmente ainda não li e estou evitando o filme antes do livro.
ResponderExcluirAs capas sao bem parecidas. Eu prefiro a inspirada no filme.
Oi Caíque. Já li O Menino do Pijama Listrado e gostei bastante, apesar desse ser um dos poucos casos que eu prefira o filme.
ResponderExcluirGostei bastante das capas, seguem um mesmo padrão, com exceção apenas das que são capas de filme. Gostei especialmente da capa do Vietnã, mas também amo a nacional. Um grande abraço.
Oi Caíque! :D
ResponderExcluirEsse com certeza é um dos meus livros favoritos! *-* Não conhecia algumas das capas que você mostrou, mas adorei todas! Mas eu amo a capa nacional, pela textura e tudo mais. *-*
Beijos,
april-1993.blogspot.com
Muito boas as capas, todas são muito legais e esse é um livro que eu gostaria de ler se tivesse tempo =D
ResponderExcluirTodas capas lindas (e algumas mais chocantes!)
ResponderExcluirEssa capa da Republica Tcheca e a britânica são bem pesadinhas, né? Eu gostei!
Já li o livro e amei! Super recomendo!
Abraço!
Eu ja assisti o filme, no qual chorei mesmo..
ResponderExcluirMas falando de capas, pra mim, gostei mais da capa do filme - brasileira.. E da capa do Vietnã, adoro cores mais chamativas, kk.. Queria ter a chance de um dia ler o livro, mesmo ja visto o filme, porque adorei - mesmo sendo triste- a história!