01 fevereiro, 2012

Resenha: O Preço de uma Lição


LO preço de uma lição no final do ano passado, o livro se trata de um romance escrito pelos autores brasileiros Federico Devito e Gutti Mendonça e foi lançado pela Editora Novo Conceito, que cedeu a obra para ser resenhada no blog. O livro começa contando a amizade entre quatro crianças na época de escola, duas meninas: Manuela e Cláudia e dois meninos, um se chama Paulinho e o outro é o protagonista que não tem o seu nome revelado em toda narrativa, eles formavam o 'Quarteto 21', pois os quatro tinham nascido no dia 21. Eram muito amigos e ajudavam uns aos outros, no começo o livro deixa claro a amizade entre eles, porém o tempo vai passando e o protagonista perde os três amigos que vão em bora do país, com o passar do tempo ele vai fazendo novas amizades e muitas coisas que ocorreram são contadas para o leitor

O protagonista é um cara simpático, inteligente, não gosta de bebidas e nem de cigarros, se relaciona bem com as mulheres e é romântico e nunca teve nenhum relacionamento sério. Mas isso muda quando conhece Juliana, foi amor a primeira vista. Juliana é uma garota de 15 anos e ele 20, e um verdadeiro amor nos é apresentado ao decorrer da narrativa. Com o tempo os dois começam a namorar, mas tinham muitas dificuldades, primeiro eram sempre discriminados por causa da diferença de idade e segundo que eles moravam longe e só se viam nos finais de semana e nos feriados, mas sempre tentavam vencer as dificuldades, afinal: amor não tem limites. A partir dai podemos acompanhar todos os sentimentos do personagem principal, assim como todas as suas atitudes com Juliana como brigas, e o namoro em geral que é narrado com uma riqueza de detalhes.

Com o decorrer do tempo vários outros obstáculos vão aparecendo na vida do casal, depois de bastante tempos juntos ocorre a oportunidade de Juliana mudar da cidade, pois seus pais estão se divorciando e por isso sua mãe decide morar em Curitiba, se ela for realmente terá que dar fim ao namoro. Outro fato é que a época do vestibular está começando e Juliana e sua irmã Anita começam estudar muito e dedicando todo o tempo para isso, o seu namorado começa a reclamar que ela não tem tempo e nem se importa com ele e muitas outras coisas vão acontecendo.

O livro chega nesse ponto e vai ficando meio cansativo, como disse vão acontecendo diversas coisas até todo o desenrolar da estória, se quiser saber o destino de Juliana e de seu namorado basta ler esse livro.

Minha opinião
Acima já falei muitas coisas que achei do livro, foi difícil escrever essa resenha sem expressar a minha opinião ao longo do texto. O livro se trata de um romance meloso que vai começando muito bom, me entusiasmei muito e criei as minas expectativas, mas fui me decepcionando um pouco quando cheguei na metade da narrativa, onde a estória vai ficando cansativa e meio chata. Foi um choque para mim acabar de ler um suspense e mergulhar em um romance como esse.

Mas eu recomendo essa obra para todos os amantes de romance, o tema central é muito atual e se trata de questões das vidas de adolescentes e jovens, dando muitas dicas para um amor que enfrenta muitos obstáculos dar certo e de certa forma até nos ensina muitas coisas. O livro não é ruim, mas também não é ótimo. Um dos pontos positivos e da narrativa ser em primeira pessoa e do personagem principal não ter nome, achei isso diferente e de certa forma ajudou na estória.

Um fato bem interessante é que muito das coisas contadas no livro aconteceram realmente na vida dos autores, o livro nos da aquela sensação de quero mais no final, onde eu queria ficar sabendo ainda mais sobre o futuro dos personagens.

Enfim, é um livro que se a estória fosse contada em menos páginas e se tirasse partes chatas seria ótimo e ganharia minha nota total. Mas todos os livros tem seus pontos positivos e negativos...

Uma última coisa que não poderia deixar de falar é sobre o trabalho da Novo Conceito. Aplaudo muito todo o esforço com a divulgação e com a diagramação do livro. O número das páginas aparecem na metade das páginas e todo o livro é personalizado. Foi com certeza um excelente trabalho da editora.

''Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.''

Título: O preço de uma lição
Autores: Federico D. e Gutti M.
Lançamento: 2011 
Editora: Novo Conceito - Jovem
ISBN: 9788563219664
Páginas: 368
Nota: (3 de 5) 

BookTrailer:




Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

22 comentários:

  1. Adoro romance, já vi esse livro em vários lugares!
    http://walkonthemean.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc pode gostar, realmente é um livro que gera muitas opiniões, tem gente que odiou e tem quem gostou... espero que goste :)

    ResponderExcluir
  3. Bom, concordo que a ideia central do livro é excelente: um romance contado do ponto de vista de um garoto. Mas, acabou que perderam-se no meio da narrativa o que acabou deixando a leitura extremamente maçante. Sou amante de romances, mas esse, no geral, não me agradou. Como muitos sabem, tenho repulsa por narrativas muito melosas.

    Enfim, se realmente existir uma segunda publicação dos autores, espero que eles se atentem a esses detalhes que incomodaram tanto alguns leitores.

    Abração ;D

    ResponderExcluir
  4. Ei Caíque,

    já conheço esse livro a algum tempo e já cheguei a ler algumas resenhas também, mas essa é uma obra que realmente não me chama atenção. Muitas das resenhas que li falaram como o livro é meloso e eu não gosto muito disso. Gosto de romances, mas um mais maduro e controlado, já que esse não é meu gênero favorito!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Andressa! O livro também não superou as minhas expectativas, mas como vc disse: leia e tire suas conclusões, talvez goste :)

    ResponderExcluir
  6. É muito estranho isso Suellen, ler o livro sem saber o nome do personagem kkk, mas de certa forma ajudou um pouco na narrativa, não sei explicar como..

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Digo o mesmo Will, mas como esse livro é de parceria tive que ler e tirar minhas próprias conclusões. Como disse: gosto e estava lendo suspense, foi um choque ler essa obra kkk, muito meloso mesmo, mas gostei do tema :)

    ResponderExcluir
  9. Olá Caique.
    Estou com esse livro pra ler lá em casa, e confesso que não estou tão animada assim. Já vi outras resenhas com algumas opiniões semelhante a sua: o livro não precisaria ser contato em tantas páginas como foi. Se fosse um pouco mais 'simplificado' poderia ter um efeito maior ao leitor. 
    Porém, vou ler e ver se realmente concordo com isso. É sempre importante vermos opiniões alheias sobre qualquer coisa, até mesmo para termos uma noção :)

    Parabéns pelo blog viu, lindo1
    http://bestherapy.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua resenha! Parabéns!
    Antes de ler algumas resenhas eu queria muito ler este livro, logo quando foi lançado. Mas aí li algumas resenhas e esta vontade passou. Parece um livro 'promissor', mas que, para quem não gosta muito de romances melosos é, de certa forma, uma decepção. Ele parecesse prometer bastante e acaba não sendo bem aquilo que esperávamos. Ainda não li. E nem tenho muito vontade de lê-lo. Se por acaso um dia caia em minhas mãos um exemplar eu irei ler, com certeza, para poder tirar minhas próprias conclusões, mas não é algo que me chame muito a atenção.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  11. Oie Caique
    tá aí um livro que gera opiniões diversas, mas eu estou doida pra ler.
    Ainda mais agora sabendo que, parece que o livro tem um pouquinho de realidade, da vida dos autores.E acho interessante o protagonista não ter nome. Quero ler em breve.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Nem eu pouco de vontade de ler esse livro, sério. Sinopse não me encantou... quem escreveu eu não gosto... nada!
    Romance meloso assim, não dá. Só aguento Sparks e  James Patterson pra romance. :P
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi,lindo!
    Olha,eu to com esse livro na estante me esperando,mas vou ser bem franca...a cada 10 resenhas que leio a respeito dele,pelo menos 9 falam muito mal..
    Então,ele vai descer guela abaixo,com certeza!
    No mais,adorei a resenha!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  14. Romance meloso realmente não é p/ mim (eu sou uma viciada em livros mais sobrenaturais rs), mais achei o livro interessante p/ quem curte o tema ;) A capa é bem estilosa tbm

    "Wake" realmente é muito bom, ele inicia um tanto confuso e lento mais depois fica muito legal  (; 
    Brigada mesmo pela visita, por seguir e pelo comentário lá ;)Tem resenha nova lá no blogse quiser voltar e comentar eu vou amar *-*http://falleninme.blogspot.com
    PatyScarcella

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Quando a Novo Conceito lançou eu fiquei doidinha pra ler, mas não sabia nada sobre o livro ainda. Depois fui desanimando um pouco com a estória.. mas ainda tenho curiosidade qualquer dia desses vou ler. A NC arrasa mesmo na diagramação né?! 
    Beijinhos

    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  16. Não encontro palavras melhores do que essas: eu não engoli o livro! rs. Não posso nem dizer que foi uma decepção, porque eu meio que já esperava, mas não recomendaria. Porém, tenho que dar o braço a torcer e concordar que a NC fez um bom trabalho.
    Beijo =*
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua resenha!
    Eu não sei se leria esse livro. O meu ponto de vista
    também seria que os autores diminuíssem um pouco 
    o número de páginas para fazer com que não ficasse 
    tão cansativa a leitura. 
    Guilherme - Livros Diários

    ResponderExcluir
  18. Muito bem destacado o livro!
    Não tenho esse livro, mas gostei das suas observações na resenha.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a resenha Caíque!
    Mas ainda não tenho vontade de ler esse livro. Li tantas resenhas negativas sobre ele, que acabei perdendo o interesse.
    BjOhttp://www.the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Deve ser meio difícil ler um livro em que o personagem não tem nome. Mas é comum alguns livros não agradarem muito e algumas coisas são desnecessárias. Agora sua resenha me deixou curiosa para saber o que houve nesse namoro. 

    Beijos! 

    ResponderExcluir
  21. Oi Caíque!
    Ainda não tive tempo para ler este livro, mas criei uma certa expectativa em cima dele pela propaganda que a editora fez, mas conheço uma pessoa que já leu e não gostou da história. Pelo que você comentou, apesar de gostar do gênero, acho que não vai ser o que estava esperando.
    Mas vou ler pra conhecer melhor e poder dar minha opinião concreta né? :D Sua resenha ficou muito boa, expondo sua opinião e isso é ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Caíque também aplaudo o trabalho da Novo Conceito em diagramação e divulgação...mas aplaudo ainda mais sua sinceridade nas resenhas...me encanta! Também sou assim quando falo dos livros. Esse ainda tenho que ler...comecei e li o primeiro capítulo...mas sei lá parei! Não sei o que vou achar dele...só lendo mesmo! kkk
    Bjus!http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir