25 novembro, 2011

Entrevista: Iracy Araujo

Galera, tudo em ordem? Trago hoje uma super entrevista para vocês, dessa vez é com Iracy Araujo, autora do livro As crônicas da terra do lago - O primeiro-ministro já resenhado por mim aqui no blog, convido a todos para lerem, pois está imperdível!

Foto -Iracy Araujo


EPL - Queria agradecer muito por ser parceira do blog Entre páginas de livros. Conte-nos um pouco sobre você.
Iracy Araujo - Estou muito feliz com a nossa parceira. Eu sou pernambucana e moro em Recife com minha familia. Sou médica pediatra e trabalho no Hospital Universitário da Universidade de Pernambuco.

EPL - O que te levou a ser escritora e de onde surgiu essa ideia?Iracy Araujo - Sempre gostei de ler, ganhei meu primeiro livro aos sete anos de idade. Na adolescência comecei a escrever poesias, mas sempre tive vontade de escrever contos também. Gosto de contar histórias e daí para começar a criar foi fácil, só não conseguia passar para o papel. Apenas a cerca de seis anos que comecei a escrever "as crônicas da terra do lago", meu primeiro livro
 
EPL - Como é lançar um livro? O caminho para conseguir uma editora foi difícil?
Iracy Araujo - É uma sensação muito boa, um sonho realizado poder pegá-lo nas mãos e mostrar para as pessoas. Eu leio muito no computador, mas nada se compara a sensação de ter um livro entre as mãos. Quando terminei o livro entrei em contato com a Editora Novo Século e mandei uma sinopse por email. Depois eles me pediram o original para examinar e aprovaram a obra. Daí foi só esperar o tempo de edição do livro.
 
EPL - Você sempre gostou de ler? E quando veio a paixão pela leitura?
Iracy Araujo - Como disse antes, quando tinha sete anos ganhei meu primeiro livro. Vi uma coleção e pedi que minha mãe comprasse e ela trouxe dois livros, um para mim e o outro para o meu irmão, mas eu li os dois ( foram a volta ao mundo em oitenta dias e os três mosqueteiros ), fiquei encantada com a história e não parei mais de ler.
 
EPL - Qual seu gênero e autores literários preferidos?
Iracy Araujo - Gosto de quase tudo, de fantasia a romance, aventura e ficção. Gosto muito de Marion Zimmer Bradley, de Tolkien, de PC Cast, de Jane Austin, Machado de Assis, Paulo Coelho e muitos outros. Dos livros que gosto posso citar A canção do exilio, as brumas de Avalon, Orgulho e Preconceito, HON, Brida e muitos outros
 
EPL - De onde surgiu a ideia para a escrita do livro As crônicas da terra do lago - O primeiro-ministro?
Iracy Araujo - Sempre gostei de contos de fadas, e as histórias de princesas e castelos eram as que mais me fascinava. Com o tempo começei a imaginar a história da princesinha que ficava orfã e precisava recuperar o seu trono sendo apoiada pelo melhor amigo do pai e sua filha  para conseguir sobreviver. O primeiro ministro conta a história da infância da princesa.
 
EPL - Você se baseou em alguma coisa ou em alguém para estar escrevendo a história?
Iracy Araujo - Não, criei a história como um conto de fadas e depois fui acrescentando mais aventura a história. Os nomes dos personagens eu tirei a maioria da mitologia, apesar de ter criado alguns também.
 
EPL - Como serão os próximos livros da trilogia As crônicas da terra do lago e o que podemos esperar deles?
Iracy Araujo - Seram três livros ao todo. O segundo livro " O Castelo da Floresta " contará a adolescência da princesa e sua preparação para tentar libertar o seu reino do invasor e deve ser lançado no próximo ano. O terceiro livro mostrará exatamente essa luta da princesa contra a tirania que tomou conta do seu reino.
 
EPL - Você acha que a literatura nacional está ganhando espaço nas prateleiras dos leitores nos últimos tempos?
Iracy Araujo - Acho que os brasileiros estão lendo mais todos os autores, tanto nacionais quanto internacionais. E estão perdendo um pouco do preconceito do livro nacional. As pessoas estão vendo que temos autores de qualidade, boas editoras e estão nos dando mais espaço nas prateleiras. 
 
EPL - O que você acha de blogs literários e de todas as outras fontes de divulgação, como Skoob, Twitter, etc?
Iracy Araujo - Acho muito interessante essa rede de cultura que vocês fazem, é uma maneira de divulgar livros, poesias, autores e editoras em todos os cantos do país, para toda a população, isso é ótimo para o brasileiro
 
EPL - Qual recado você deixa para seu fãs?
Iracy Araujo - Leiam muito e sempre que puderem, estimulem a leitura, dêem livros de presente e peçam livros. E sejam bem vindos a Terra do Lago
Um grande abraço para todos vocês 
Iracy


Caíque Fortunato
Copyright 2011 © - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Caíque! Estou ansiosa para ler o livro da Iracy Araujo, As Crônicas da Terra do Lago! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!
    Adorei a entrevista, fiquei super curiosa de saber como serão os próximos volumes. A princesa estava um tanto receosa né, a guerra deve ser super legal, pena que ainda vai demorar um pouco pra sair o terceiro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Caíque, adorei a entrevista hehe :D
    E o livro dela, muito bom ;)
    Parabéns , abraços.

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da entrevista e do lay novo também! Você infelizmente não pode ser parceiro do concurso de natal do meu blog...mas dá uma forcinha e participa,lá! Bjuss!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Iracy é uma fofa!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, primeira vez aqui no seu blog e amei! Já estou seguindo.
    Gostei muito da entrevista, tenho a maior curiosidade de ler o livro dela.
    Tenho um blog literário, e ficaria feliz se você pudesse visitar e seguir: www.mybooklit.blogspot.com
    bjo

    Jack

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Faz tempo que ouço falar desse livro, mas não sabia que a Iracy era daqui de Recife, bom saber. (:

    Estou seguido seu blog! ^^
    Bjuu'
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muuuito legal a entrevista.
    Pelo que percebi ela é muito culta.

    Um Beijo
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler As Cônicas da Terra do Lago e estou adorando!

    Muito legal a entrevista...
    E realmente... eu era uma entre os que não liam literatura brasileira (talvez por não gostar dos clássicos: Machado de Assis, José de Alencar...) mas depois que dei a chance vi que tem uma galera muito boa por aqui e pretendo me juntar a eles algum dia... rsrs ^^

    Abraço!
    Brenda - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir