28 setembro, 2011

Livro x Filme


Primeira edição da coluna Livro X Filme no Entre páginas de livros. Estreando com o Mês Harlan Coben, trago a comparação do livro e filme Não conte a ninguém.

Obs: Participe da promoção Harlan Coben, vc pode ganhar o mais novo livro do autor, Alta Tensão. Clique no banner no gadget lateral e siga as regras. Até o dia 10/10/11, não fique de fora dessa!


Resumo
Todos os anos, David Beck e sua esposa, Elizabeth Parker comemoravam o aniversário do primeiro beijo, mas como uma sátira, na 13° vez que eles comemoravam este ritual, ele foi violentamente atacado e caiu inconscientemente em um lago, e ela brutalmente assassinada por um serial killer.
Oito anos já haviam se passado e o médico David Beck ainda não tinha esquecido da tão amada esposa e nem sabia como tinha conseguido sair do lago e pedir ajuda. Mas tudo mudou quando recebeu um estranho e-mail que mudou a sua vida, com dados que só ele e Elizabeth sabiam, como a hora do primeiro beijo deles. Ele viu pelo e-mail uma câmera instalada na rua, onde estava uma mulher que supostamente seria sua esposa. Ele não aceitava que poderia ser uma brincadeira de mal gosto, pois tinha certeza que a mulher seria Elizabeth. Para tornar o caso mais perturbador, a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime ocorrido, com o taco de beisebol usado para atacar Beck.
Como era de se esperar, a polícia começa a culpar David pela morte da esposa, destes corpos achados e pelo assassinato da melhor amiga da Elizabeth, já que tinham duras provas para prende-lo. Além de um milionário que coloca um assassino para matar todos os envolvidos da história, para a verdade não vir a tona. A partir dai David, dizendo-se inocente, conta com a ajuda da sua melhor amiga Shaunna, da advogada Hester Crimstein e de um traficante que o médico tinha salvado a vida do seu filho, para descobrir toda a verdade por trás desse suspense. Uma verdadeira corrida contra o tempo se inicia, e David tem pouco tempo para solucionar o caso, ele está sendo vigiando, e como o pedido do e-mail, não pode contar a ninguém.

Comparação

Não gosto muito deste tipo de comparação, é meio injusta, pois os diretores do filme tem apenas cerca de 2h para colocar todo conteúdo do livro no filme, sendo assim, é claro que o filme vai ser pior, pois, vai ter falta de detalhes e de outros fatos que ocorreram na história.
No caso desta e de futuras comparações, vou tentar desconsiderar isso que escrevi acima e tentar escrever o que achei do livro x filme.
Lembrando que cada um tem uma opinião diferente, esta é a minha:

Como a maioria dos filmes originados de livros, Não conte a ninguém deixou a desejar. O livro é muito mais completo, e possui detalhes que não estão presentes no filme. No livro, o enredo nos deixa mais curioso para saber o final e obviamente é muito melhor do que o apresentado no filme. A adaptação para o cinema, foi de uma produção francesa, e pra mim foi um filme muito neutro.
Os traços dos personagens mudaram do livro para o filme, um exemplo é Wu, que no livro estava sempre com fones de ouvido, não percebi isso no filme. Isso é só um pequeno exemplo. O que imaginava dos outros personagens também variou um pouco.
Não gostei muito da produção do filme, poderia ter mais ação e suspense, mas não é tão ruim, o diretor usou alguns outros detalhes do livro, como os carros, o cenário do lago e outros. Isso preencheu um pouco o vazio que filme deixou para quem já leu o livro.
Mas a história não muda tanto em relação ao livro, mas ainda faltou bastante coisa.
No mais o filme é bom, mas não indico para quem já leu o livro, pois vai gerar um pouco de decepção, vale mais ler depois de assistir.
O livro em si é fantástico, dou nota 10, uma boa dica de leitura!

Notas do filme em relação ao livro:

Detalhes 8
Personagens 6
História baseada 8
Cenário 8
Nota geral 8


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Confesso que não sabia da existência do filme deste livro. Mas não adianta mesmo, também acho um tanto injusto: acho que é praticamente impossível ter um filme melhor. Só um que eu começo assim, que é O Diabo Veste Prada.
    Nunca li este livro, mas falam muito bem do autor, tenho curiosidade de ler algum!

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Harlan Coben. Estou louca para ler esse livro ...não conte a ninguém! Agora que descobri aqui pelo seu blog que também tem filme eu vou procurar para ver se encontro! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro. Ouço muitas coisas boas sobre esse autor.

    ResponderExcluir
  4. Harlan é meu autor favorito e fiquei empolgada de saber que tem um filme baseado em um livro dele, claro que o filme nunca fica tão bom, mas como ainda não li esse livro vou seguir sua dica de assistir o filme antes, tomara que eu ache para assistir

    ResponderExcluir