23 novembro, 2011

Resenha - As crônicas da terra do lago - O Primeiro-Ministro


Título: As crônicas da terra do lago - O Primeiro-Ministro
Autora: Iracy Araujo
Editora: Novo Século - Novos talentos da literatura brasileira
Páginas: 144
Ano de publicação: 2011
Nota geral: 9,5

Sinopse: Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única filha. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua filha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fiel ministro mantê-la a salvo da tirania de Magus?

"Um reino oprimido por um impiedoso invasor em uma terra distante. Magia e aventura por entre florestas e castelos na busca da jovem princesa Diana por seu reino perdido."

A Terra do Lago é um local acostumado com a paz e o bem, localizado na península do mar de Rigel. Possui montanhas ricas em minério, e cordilheiras, e é administrada pelo Rei Darel e sua família. O rei tinha total confiança em seu primeiro-ministro, que se chamara Quíron. Com conhecimentos em magia, ele prevê a morte mãe da herdeira do trono, filha do rei Darel e da rainha. Após essa visão, Quíron conta para Darel que o exila do reino. Mas os problemas só estão começando.

A visão de Quíron era verdadeira, pois após o nascimento da princesa Diana, a rainha morreu. Após esse acontecimento, o rei convida o ex-primeiro-ministro de volta ao reino. Porém os dias de paz da Terra do lago estavam terminando, pois o poderoso exército de Magnus (um grande tirano) estavam prestes a atacar o reino. Em consequência, a vida de todos os habitantes da Terra do Lago correm um grande perigo, principalmente a do Rei e a da Princesa. Com isso Darel não tem outra opção a não ser colocar a pequena herdeira aos cuidados de Quíron.

Não é muito difícil para Magnus tomar o trono de Darel, pois ele tinha um grande exército muito poderoso, e anteriormente já havia conseguido vencer todas as batalhas sem ser ferido e havia tomado o reino de muitas terras. Com a Terra do Lago não foi diferente, mas ao chegar lá, não havia encontrado a princesa e não consegue a localização dela através do Rei, que não o revela nada. Convidado a uma batalha com Darel, Magnus vence mas acaba perdendo a mão. Agora rei daquele reino, o grande tirano quer encontrar a princesa a todo o custo.

Com a difícil tarefa de proteger Diana, Quíron viaja juntamente com sua filha Selene e a rainha para um esconderijo em uma caverna de seu antigo mestre, Gabriel, um mago muito poderoso que acaba descobrindo que Selene tinha um dom para magia. Ele a convida para ser sua aprendiz, sendo que após conhecer grande parte da magia, a menina voltaria para combater as tropas de Magnus. A menina aceita esse desafio e é levada para a floresta de Avandir para seu treinamento. Enquanto isso o primeiro-ministro e a rainha contam o tempo para a volta de Selene.

Esse livro é ótimo, como vocês puderam ver um pouco acima. Porém não pude deixar de perceber alguns detalhes na edição, como alguns erros ortográficos, mas com certeza é culpa da editora, já que vi erros como esses em outros livros da Novo Século. Mas se tratando da história ficou ótima, o enredo foi bem bolado pela autora, que usou todos os ingredientes na medida certa. Os personagens são muito legais, é bem fácil nos identificar com eles, que são muito bem descritos assim como o cenário. Acho que a autora fez um excelente trabalho e conseguiu por meio de poucas páginas contar uma magnífica história. A única coisa que não achei muito legal foi o tempo em que as coisas aconteceram, acho que a autora podia explorar mais os acontecimentos do livro, que em algumas partes passa ''voando'', mas é impossível julgar esse detalhe sem ler os outros livros da série.

Não sou muito de julgar um livro pela capa por achar isso uma coisa bem relativa, mas confesso que gostei muito da capa desse livro, ela que já é bonita em foto se torna maravilhosa diante de nossos olhos. Possui um azul muito bonito e detalhes em segundo plano, muito legal mesmo.

Todo o enredo é narrado muito bem em 3° pessoa, e a leitura é viciante e rápida, indico a todos essa bela história, que nos faz praticamente xingar a autora (no bem sentido) por não conseguir largar o livro até o término da leitura. Espero ansiosamente pela continuação das crônicas da terra do lago.

                                                                                                                               Sobre a autora:
Iracy Araujo é médica pediatra. Escreve poesias e contos. Seu primeiro livro publicado é As crônicas da Terra do Lago: o primeiro ministro, pela Editora Novo Século

                                           Blog / Skoob / Twitter

Autora parceira do blog Entre páginas de livros, a quem eu agradeço pelo envio do exemplar do livro As crônicas da terra do lago - O Primeiro-Ministro para resenha.
                                  Caíque Fortunato - Twitter / Facebook / Skoobhttp://entrepaginasdelivros.blogspot.com/2011/11/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago-o.html

Caíque Fortunato
Copyright 2011 © - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Ficou muito boa, mais uma vez! O livro parece mesmo muito bom. É bom termos autores brasileiros que fazem belas obras!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    http://livrospreciosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Por coincidência meu exemplar de O Primeiro Ministro chegou hoje. Estou bastante ansioso para começar a ler.
    A sua foi apenas mais uma das resenhas que li que falaram muito bem do livro!

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótima a sua resenha,lindinho!!A capa desse livro é realmente muito linda,esse livro me ganhou primeiramente por ela também;.Mas,a sua leitura é bem agradável.
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler As Crônicas da Terra do Lago! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é muito linda :D
    E o conteúdo é ótimo haha;
    Ótima resenha, Abraços.

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda! Tenho muita vontade de ler esse livro da Iracy mas ainda não tive oportunidade.
    E realmente, a capa é maravilhosa. Eu não julgo livros pela capa, mas que a capa aumenta nossa vontade de ler um livro, isso eu não posso negar.

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha bem desenvolvida. Gostei e pretendo
    brevemente lê-lo.

    Um grande abraço e que Deus te abençõe com outras
    resenhas!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha >.<
    Esse livro está na minha pilha de livros para ler >.<

    A capa do livro é linda, foi o que me chamou atenção primeiramente rs

    Bianca

    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir