27 dezembro, 2011

Resenha: A Volta de Sherlock Holmes - Sir Athur Conan Doyle


Os grandes autores de suspense sempre citam o nome de Sherlock Holmes na maioria de seus livros. Mas eu, amante desse gênero, nunca havia lido nenhuma obra de Sir Athur Conan Doyle com o seu famoso personagem Sherlock Holmes, mas tinha muita vontade de ler algum livro desse autor envolvendo esse personagem.

A editora Martin Claret cedeu o livro A Volta de Sherlock Holmes para ser resenhado e sorteado aqui no Entre páginas de livros. Com tantos outros livros para ler eu demorei um pouco para começar a leitura, mas arrependo de não ter lido antes.

O livro é um conjunto de 13 contos. Cada conto é contado pelo Watson, amigo e companheiro de Sherlock Holmes nas suas investigações, em conseqüência o livro é narrado em primeira pessoa, e mostra os pensamentos e opiniões de Watson. O seu amigo, Sherlock é misterioso, muito observador e inteligente e consegue realizar com sucesso os enigmas que estão em suas mãos. Tem um conceito de justiça bem diferente, um dos exemplos é que se ele acha que a pessoa que cometeu o crime tinha um bom motivo para fazer ele deixa passar. Muitas vezes discorda das soluções da polícia e não acredita que nenhuma solução de um crime é tão fácil de obvio de ser resolvido.

Como o próprio nome do livro sugere o primeiro conto que chama ‘’A casa vazia’’ele conta a volta de Sherlock Holmes já que o autor tinha assassinado o personagem em um livro anterior, no conto ‘’O problema final’’, mas de forma bem inteligente, Sherlock não morreu e esteve escondido durante os anos que foram dados como morto. O motivo para a volta do personagem foi o pedido e a pressão de vários fãs em cima do autor decorrente da morte do mesmo.

Todos os contos são ótimos, bem escritos e pensados, e obviamente a solução é imprevisível. Um livro que indico para todos os amantes de suspense, que vale muito apena ser lido. Em breve postarei uma promoção desse livro, aguardem e fiquem de olho no blog.

''Todos os problemas se tornam infantis, depois de explicado.''

Título original: The return of Sherlock Holmes
Lançamento: 1903 - 1904 (Não interfere muito nas palavras nem na escrita em geral)
Lançamento (Brasil): 2010
Páginas: 360
Valor aproximado: R$ 17.50
Nota: 10 (Excelente)

Sinopse:

Arthur Conan Doyle não suportou a pressão dos leitores. Teve de ressuscitar Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos, depois de contar sua morte na cena famosa em que desaparece nas cataratas de Reichenbach, na Suíça, junto com seu maior inimigo, o professor Moriarty. O detetive escapa por milagre e reaparece em Londres de forma surpreendente, três anos mais tarde. Com a colaboração do fiel Watson, Sherlock Holmes volta a usar sua inteligência analítica na neblina densa da capital inglesa, desvendando os mistérios mais complexos no combate incansável às tramas dos criminosos. A volta de Sherlock Holmes traz quatro aventuras que o próprio Conan Doyle consi-derou as melhores que escreveu: A casa vazia, Os dançarinos, A Escola do Priorado e A segunda mancha. E mais nove histórias criativas e e emocionantes.



Martin Claret


                                                                                                       Sobre o autor: Sir Arthur Conan Doyle:
Sir Arthur Ignatius Conan Doyle  (Edimburgo, 22 de maio de 1859  Crowborough, 7 de julho de 1930) foi um escritor médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficçãoArthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.



Caíque Fortunato

Copyright 2011 © - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

  1. Gosto bastante dos contos do Sherlock Holmes, não li muitos, mas pretende ler mais alguns em breve.
    Acho impressionante e genialidade do mesmo e claro, da escrita do Sir Arthur. Mas tenho que admitir, Watson é o meu favorito!
    Abraço!

    Gincana literária: WilLDuarte

    ResponderExcluir
  2. AA, quero ler agora hahaha
    Eu gosto de contos =]
    E quando são bem escritos haha Melhor ainda ;)
    Adorei a resenha, parabéns hehe
    Abração .

    ResponderExcluir
  3. Adorei...sou loouca para ler esse livro.Bjus!http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu adoro shorlock,.... Já li alguns contos dele, mas ainda quero aquele box com a obra toda...hehe, um dia.

    Amei a resenha, acho ótimo sempre dar espaço para clássicos assim.

    Abraço..

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Caíque!
    Ainda não li nenhum livro com o Sherlock Holmes.Espero ter oportunidade de ler algum livro com o personagem. Gostei muito da sua resenha!

    livros-diarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu ainda não li nenhum livro dele? Vou morrer, preciso de férias kkk
    adorei o post :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Caíque! Muito obrigada pela visita ao blog e pelos comentários carinhosos. Eu nunca tinha lido nada de Sherlock Holmes, mas fiquei encantada. Sua resenha está ótima e me deixou tb com vontade de ler...aliás, se no livro que eu li tivesse uns 50 contos, eu leria sem sentir! Uma coisa curiosa é que Holmes n faz qualquer milagre, ele simplesmente OBSERVA! É brilhante!

    Um beijo!

    * Ah, só uma coisinha, a promo lá no blog é de "livretos" e não dos livros citados no post, ok.

    ResponderExcluir
  8. Acredite se quiser mas não li nenhum livro dele.Mas, sua resenha está ótima e fiquei bem curiosa para conhecer esse livro.Já anotei para futuras leituras.
    Muito bom!
    Ah...adorei o novo lay do blog,ficou bem mais bonito!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  9. Olá Caíque!
    Gostei bastante do seu blog, seguindo! :D
    Adorei sua resenha deste livro do Conan Doyle. Eu sou super curioso para ler os contos e tal! Eu adoro o filme, espero que quando tiver a oportunidade de ler aos livros, poder gostar tanto quanto.
    Gostei também que você falou um pouco sobre o autor ali no fim da resenha *-* Rsrs
    Abraço!
    Lucas,
    http://livrosfilmeseconversafiada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Caíque!
    Li há pouco tempo Um Estudo em Vermelho e gostei bastante do jeito como Holmes desvenda os mistérios. É sempre surpreendente e nunca temos como adivinhar, acho. hauah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acho a capa do livro super legal, mas não gosto de contos, então... rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Uau! Eu lembro que li um livro do detetive, mas faz anosssssssssss... e eu agora fiquei sabendo que ele morreu... eu não sabia, mas isso não muda nada só a minha vontade de ter a oportunidade de ler o livro ou os livros todos...

    beijos e feliz 20121

    ResponderExcluir
  13. acabei de ler essa semana um dos primeiros livros de Sherlock Holmes e acabei amando! Que bom que Conan Doyle resolveu voltar a escrever! Precisava de mais um

    ResponderExcluir
  14. Conan Doyle é necessário para todos aqueles que apreciam a boa literatura policial.

    Muito boa a resenha!papos literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir