12 dezembro, 2011

Resenha - Confissões de um turista profissional de Kiko Nogueira

                                                                                  Sinopse:
Editoras parceiras"Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou.
Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá?
Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. 
Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão.
Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”

Sem nada pra fazer? Vai trabalhar de ônibus e quer fazer alguma coisa? Perdeu o sono de madrugada? Vai viajar e quer divertir um pouco na viajem? Quer ler um rápido e divertido livro? Ok, leia Confissões de um turista profissional do autor Kiko Nogueira.
O livro é um conjunto de 37 crônicas que tem como principal assunto as viagens do autor. Ele relata vários costumes e perfil de turistas e população de diferentes países de maneira divertida e realista, misturando o nosso cotidiano e os principais fatos que estão ocorrendo no Brasil e no mundo, e até nos alertando para alguns problemas da sociedade atual, como a diferença de classes e o preconceito. O livro também nos fala de possíveis furadas e de coisas que não podem deixar de serem feitas em diversas viagens. E olha que o autor já viajou muito e conhece muita coisa de diferentes lugares, também foi diretor da redação da revista Viagem e turismo, do Guia quatro rodas e atualmente redige a revista ALFA. Porém o livro não é exatamente um guia, simplesmente fala o que o aconteceu com o autor e a visão de cada viagem feita por ele, isso de maneira bem engraçada e realista. Ele também não tem medo de relatar o que achou de suas viagens, fazendo muitas críticas a lugares, coisas e fatos que possam não agradar e ser prejudicial aos turistas.

Kiko escreve muito bem, pois ele faz muitas críticas a um determinado lugar sem deixar que a gente crie más expectativas sobre eles, como é o caso de Caribe e Orlando. O autor também escreve muitas e curtas crônicas, o resultado disso foi uma leitura rápida e agradável. A diagramação do livro também é muito dinâmica, tendo figuras em cima do título de cada texto.

Mas nem tudo no livro é uma maravilha, já que Kiko as vezes exagera em sua opinião e sai um pouco do foco principal do livro, muitas destas não me agradaram como críticas a Oscar Niemeyer, ao livro O código da Vinci e de certa forma até aos mochileiros que viajam pelo mundo. Isso se torna o livro um pouco chato, mas as sátiras do autor nos fazes esquecer e divertimos durante todas as estórias.

O livro passa por altos e baixos, crônicas boas e ruins, como praticamente todos livros de crônicas e relatos pessoais. Não tenho mais o que comentar, o livro é curto e qualquer informação a mais acho que vou acabar falando spoilers. Enfim, indico para todos os leitores, garanto que vai ser um ótimo momento de distração.

                                                                                                                     Nota geral e mais informações
Nome/ Autor: Confissões de um turista profissional - Kiko Nogueira
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito
Páginas: 94
Gênero: Crônicas, Turismo, Turistas, Viagens
Classificação: 7 (Bom)
Comprar - Preço médio R$ 15,00

                                                                                                                                                      O Autor
Kiko Nogueira é jornalista, filho e irmão de jornalista. Nasceu em São Paulo. foi repórter e editor da revista Veja São Paulo. Atuou como diretor de redação da revista Viagem e Turismo, do Guia Quatro Rodas e do portal Viajeaqui, da Editora Abril. Atualmente dirige a revista ALFA. Tem dois filhos que andam sempre com o passaporte em dia. Seu alter ego é o mineiro de profissão, Jota Pinto Fernandes. Reúne 253 destinos e alguns desatinos carimbados em seu passaporte. Casado com uma prima bem mais nova.

Livro 01 de 10 - Em breve post

Caíque Fortunato
Copyright 2011 © - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha! Eu gostei muito desse livro tbm! Confere o resultado da promo de natal!
    http://palomaviricio.blogspot.com/2011/12/resultado-concurso-natal-show.html

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua resenha!
    Fiquei curiosa para ler o livro. Vou colocá-lo na minha listinha.
    BjO

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    adorei o layout de natal!! Esse livro parece bom, mas não me atrai muito!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Caíque!
    Não fazia a mínima ideia que esse livro era de contos. Achava que era mais um guia mesmo, até um pouco auto-ajuda! Viajei né? hauahua
    Muito boa a resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Caiquee

    Eii, ainda não li o livro, mas o classifiquei extaamente como voce: Para um bom momento de distração. Eu já dei uma olhada nos titulos do sumário e só ali já pude perceber que a coisa vai ser arriada..hehehe

    Ansiosa pra ler... bela resenha..

    Bjosss

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido uma outra resenha sobre esse livro e ele me parece, de fato, muito interessante! Tanto que já está na minha listinha de próxima leitura, rsrs.
    Beijos
    Gisele Carmona
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! obrigada pela visita no meu blog, que bom que vc gostou do texto; quanto ao seu layout de primeiro lugar mande um e mail para alanacdb@gmail.com com os detalhes do designer, que cores vc quer e se tiver alguma imagem de preferência anexe ao e mail por favor.

    http://s2alanacard.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou com o livro aqui, enrolando para ler kkk
    Acho ele bem curtinho, espero que minha preguiça para lê-lo passe kkk
    Bianca Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  10. O livro nem me chamou atenção. Sei lá, não faz bem meu estilo, acho que não leria não!
    Inicialmente também não sabia que era de contos, sempre achei que era um guia, só depois de ler algumas resenha sobre ele foi que soube!

    Gincana literária: WilLDuarte

    ResponderExcluir
  11. Pelo visto é um livro leve, e por ser curtinho e barato, o ideal pra mim. Acho que seria uma leitura diferente, já que se trata de contos. Assim como o Will, achei que fosse um guia ou algo do tipo. Complicado!

    ResponderExcluir