17 outubro, 2011

Entrevista - Valentine Cirano



Oi galera, hoje apresento a vocês a entrevista que fiz com a autora Valentine Cirano que é parceira do Entre páginas de livros. Agora podemos conhecer um pouco mais dessa escritora que já tem 4 obras publicadas, dentre elas já li o livro Plano de Voo que eu indico para quem está procurando um bom livro de auto-ajuda.


Quais os caminhos que te levaram a ser escritora?
Sempre escrevi, desde bem jovem, só que nunca pensei que alguma das minhas histórias, contos ou poesias fossem virar livro. Acho que eu acreditava que para ser um escritor tinha que ser um grande intelectual e que estava fora do meu alcance. Foi por essa razão que só vim a publicar meu primeiro livro aos 36 anos. A arte de escrever é algo simples que pode ser feito por pessoas simples. Já vi pessoas muito simples escrevendo grandes poesias. O que vale é a sua inspiração para por em palavras. Aprendi que não  precisa ser um erudito para se ter boas ideias.

Como foi estar na Bienal de São Paulo para o lançamento de um livro seu? 

Maravilhoso!! Bienais são sempre fantásticas. Estive em duas bienais e posso dizer que sempre é uma grande emoção. Lancei livros nesses eventos e simplesmente foi uma grande experiência. É corrido, muita gente entrando no stand, perguntado sobre os livros, autógrafos e etc, no fim dos eventos estava rouca e esgotada, mas feliz pela grande oportunidade que tive.

Qual a sensação de ver tantas pessoas comprando/lendo seu livro? 

É algo que não tem preço. Seu livro é como se fosse seu filho. Você o planeja, cria, cuida e o ama. Ver alguém tratando seu filho bem é gostoso e ver alguém comprando seu livro, lendo e o elogiando é da mesma forma. Não tenho palavras

De onde vem a inspiração para a escrita dos seus livros?  

Muitas coisas me inspiram. Dependendo do livro que pretendo escrever eu posso me inspirar em uma experiência vivida, algo que gostaria de viver ou até em pessoas, fatos e lendas. Tudo pode me inspirar. Quando escrevi o livro Impacto Fulminante me inspirei em um fato histórico e daí coloquei uma pitada de ficção e aventura e saiu esse romance policial, que promete ainda mais emoção nos próximos livros da trilogia. O segundo livro da série se chamará La Fontana di Trevi, o último sudarista baseia-se no grande mistério que gira em torno do Sudário de Turim e é uma grande aventura que acontecerá em Roma - imperdível!
O livro Chama Imortal é um romance/ficção que fui inspirada a escrever basendo-me em lendas de imortalidade e deuses pagãos. Gosto de histórias cheias de misticismo e magia.

Dentre os seus livros, qual é o preferido e por quê? 

Gosto muito do Impacto Fulminante. É o livro que todas as vezes que eu leio sinto um frio na barriga, porque é cheio de aventuras e um suspense de tirar o fôlego. Assim também serão seus livros da trilogia, o livro La Fontana di Trevi, o último sudarista e o terceiro livro, O Oráculo de Apolo. Esses são mais cheios de aventura e suspense. 

Como foi o começo de sua carreira como escritora? Foi difícil chegar onde você está hoje? 

O começo é sempre mais difícil. Para publicar o primeiro livro é difícil, ninguém te conhece e ninguém está interessado em te dar uma oportunidade. Hoje é um pouco melhor, mas ainda há dificuldade, pois o mercado editorial ainda te vê com certo preconceito. Felizmente com 4 livros publicados eu tenho um pouco mais de credibilidade e as pessoas já tem uma outra visão ao meu respeito, mas há muito o fazer e um grande caminho a percorrer para chegar onde eu quero.

Você usa o que foi dito no livro Plano de voo em sua vida? 

Sim. Eu tinha uma outra visão ao meu respeito no passado. Achava que não era capaz de muitas coisas e que minhas limitações não me deixariam alavancar minha vida. Era uma menina muito tímida que não tinha coragem de falar em público. Se tinha dúvidas na escola, ficava com elas, não tinha coragem de perguntar ao professor. Minha vida foi dando uma reviravolta aos poucos. Muita coisa mudou e percebi que se eu não mudasse comeria literalmente o pó da estrada. Foi difícil vencer meus próprios temores, mas consegui. Hoje sou professora de inglês e empresária (criei um método de ensino de inglês e montei uma escola), sou escritora, dou palestras em escolas e universidades e lido com um grande público em eventos que participo. Não vou dizer que ainda não sinto um frio na barriga ao ter que falar diante de um público de 400/500  pessoas, mas eu consigo controlar esse medo e faço o melhor possível, porque aprendi que tudo o que fazemos temos que dar nosso 100% e eu vivo isso. Nunca vou fazer algo que não seja o meu melhor. Acredito hoje que todos somos capazes de superar nossos medos, nossas dúvidas e podemos ser aquilo que nós queremos, porque Deus não nos deu o espírito de fraqueza, mas de fortaleza. Podemos sempre fazer mais, só temos que acreditar que isso é possível.

Você pode deixar um recado para os participantes da promoção Plano de Voo (1)? 

Muitos pensam que livros de autoajuda são entediantes e às vezes tem até um certo preconceito. Esse livro, no entanto, é uma fórmula para se alcançar o sucesso. Para mim o sucesso não representa somente dinheiro ou fama, mas é alcançar objetivos e "lapidar" nosso caráter. Para mim, ser capaz de ser alguém oloquênte sempre foi algo desejado e admirado, mas pensava que isso não era para mim. Aprendi muitas com as experiências que vivi. Caí muitas vezes e levantei-me depois disso, sempre continuei andando para frente. Eu escrevi um livro que serve para mim. Ele é um guia e uma bússula para a minha vida. Todas as vezes que estou triste ou desanimada, vou e leio algumas coisas que escrevi ali. Depois respiro fundo e volto a encarar meus desafios com novo ânimo e vigor e consigo mais êxito depois disso. Não que a tarefa fique mais fácil, mas meu entusiasmo e determinação aumentam e me capacitam para o trabalho e o desafio fica menor e o fardo mais leve.
Acredito que se vocês lerem esse livro se sentirão mais entusiasmados e determinados assim como eu. Vivo traçando metas e isso tem tornado minha vida mais significativa. 

Qual sua mensagem final? 

Acreditem no potencial de vocês. Sejam entusiasmados e focados em seus objetivos. Ninguém pode tirar o sucesso de suas vidas além de vocês mesmos. Suas atitudes e escolhas é que levarão vocês ao sucesso ou ao fracasso. Escolham aquilo que os elevará e lutem para alcançarem seus sonhos. Tudo o que escolherem agora repercutirá não somente agora, mas por muito tempo, então façam escolhas sábias e construtivas e sejam sempre muito determinados em suas metas. O sucesso depende somente de vocês.


(1) Promoção Plano de Voo em breve.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário